Uma programação bastante especial de teatro infantil começa nesta sexta-feira (08): é o Festival de Teatro Infantil Ariovaldo dos Santos, que segue com apresentações e atividades gratuitas até o próximo dia 14. O festival é uma oportunidade de crianças e pais apreciarem a arte cênica e curtirem bons momentos: cortejo, música, encontro, contação de histórias e espetáculos integram a programação.
A abertura do evento será nesta sexta-feira (08), com um “Café da Investigação” direcionado à produção de teatro infantil. O encontro acontece no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, às 19h30, tendo como convidados: Luiz Andre Cherubini (um dos fundadores do Grupo Sobrevento, companhia teatral especializada em teatro de bonecos e de animação) e Tania Gomes Mendonça (Morada das Histórias), sob a mediação da secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, e do presidente do Conselho Municipal de Cultura, Márcio Pontes.
No sábado (09) a programação está bastante especial: começa pela manhã, às 10 horas, com o “Passeio do Dragão”, um cortejo que seguirá um boneco, saindo do estacionamento da Casa da Cultura e seguindo até o Paço Municipal, na Praça Esplanada das Rosas (em frente à Prefeitura Municipal).
No Paço, a partir das 11 horas, a banda Dois Palitos realiza show recheado de experiências rítmicas e instrumentos não convencionais. Focados no encantamento lúdico, experiências sensoriais e memória afetiva, os integrantes do grupo – Juliano Corrêa Leite, Rodrigo Vulcano Zanil e Fernando Galeane – unem teatro e música na apresentação única.
Na noite do sábado, às 19 horas, a Cia. 4i Artes apresenta “Alladin, o musical”, no Teatro de Arena. A adaptação do clássico da Disney – que encantou gerações – chega com direção de Mattheus Carvalho reunindo música, dança, magia e um gênio muito louco! Os ingressos gratuitos devem ser retirados na loja Curumim Brinquedos Criativos (Rua Henrique Lupo, 1414 – Vila Harmonia) e, vale lembrar, o ingresso pode ser solidário com a doação de 1 kg de ração para gato, que será doado ao gatil Casa dos Gatos de Araraquara.
O Sesc Araraquara, parceiro do evento realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, abre a programação do domingo com a apresentação de “Príncipe da Dinamarca”, com a Cia. Vagalum Tum Tum, às 11h30. Os ingressos serão distribuídos a partir das 9h30. O espetáculo apresenta dois divertidos coveiros surpreendidos por simpáticas caveirinhas que os ajudam a contar, com muito humor, a história do príncipe da Dinamarca, que alertado por um fantasma, segue em busca de vingança contra seu tutor Claudio, pela morte do pai. O espetáculo O Príncipe da Dinamarca é uma adaptação da Cia. Vagalum Tum Tum de Hamlet, obra de William Shakespeare.
No Choro das Águas, a partir das 16 horas do domingo, na Praça do Daae-Fonte Luminosa, a Cia. Renda de Lenda apresenta contação de histórias “O pescador e a Mãe d’Água”. Um pescador muito pobre, que não pescava peixe há tempos, um dia recebe a visita da Mãe d’Água, que promete ajudá-lo. O moço então passa a ter vida com fartura e muito peixe todo dia e, certa noite, ela pede-o em casamento. Mas depois de certo tempo casados, cai em infelicidade, pedindo que o bom pescador a liberte para que volte ao seu lar.
Na segunda (11) a contação de histórias “Amigos, mas não para sempre”, com Maria Alice Ferreira, é atração no CER Rubens Cruz I, às 8h30 e às 14h30. À noite, a Cia. Cais do Porto apresenta “Cartas para Ariel”, às 19h30, no Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues. Este é o primeiro espetáculo infanto-juvenil da Cais do Porto, sendo uma peça para quem acredita em um mundo melhor, sem preconceito e opressão. Os ingressos para as apresentações no Teatro Wallace Leal, durante todo o Festival de Teatro Infantil, serão distribuídos uma hora antes da apresentação.
Terça-feira (12) é a vez da contação de histórias “O Patinho Feio”, com Márcio Rocha e Samantha Caetano, no CER Rubens Cruz II, às 8h30 e às 14h30. Também, o espetáculo “Ondas Brincantes”, com Grupo Urutau de Teatro, é atração no Teatro Wallace Leal, às 19h30, com técnicas de manipulação de bonecos. O espetáculo conta a história de uma rádio que transmite sua programação de dentro de um navio em pleno alto mar, comandado por animais que abordam as melhores temáticas para crianças de todas as idades. As locuções buscam transmitir aos ouvintes informações com conteúdos educacionais, populares e artísticos.
Para quarta-feira (13), a contação de histórias “Piratas Palhaços”, com Rian dos Santos e Raul Vaz chega ao CER Maria Aparecida A. Bozutti em dois horários: 8h30 e 14h30. Depois, à noite, no Teatro Wallace Leal, às 19h30, tem “O Palhaço Tam Tam e o Vagalume Tem Tem numa noite de lua cheia”, com Cia. Polichinelo. Entre muitos sustos, confusões e choro, Tam Tam e Tem Tem criam um circo imaginário e tratam das angústias dos dias de hoje, onde o palhaço (e até o vagalume) parecem não ter mais lugar.
A programação se encerra na quinta-feira (14). A contação de histórias “Moinho de Histórias”, com Cia. Cais do Porto, é atração às 8h30 e 14h30, no Caic Rubens Cruz. Depois, às 19h30, no Teatro Wallace Leal, a Cia. Morada das Histórias apresenta “O Rouxinol e o Imperador” – uma aventura cheia de bom humor, emoção e muita poesia que nos conta, por meio do teatro de bonecos, como um imperador descobre o verdadeiro sentido da amizade, liberdade e do desapego quando encontra um maravilhoso passarinho no seu jardim.
A programação completa pode ser acompanhada no site da Prefeitura de Araraquara, ou no evento criado no Facebook (procure por: Festival de Teatro Infantil Ariovaldo dos Santos. Toda a programação é gratuita.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE TEATRO INFANTIL:
Dia 08/11 (sexta) – ABERTURA OFICIAL
19h30 – Café de Investigação sobre produção de teatro infantil, com Luis Andre Cherubini e Tania Gomes Mendonça
Moderadores do café: secretária municipal de Cultura, Teresa Telarolli, e presidente do Conselho Municipal de Cultura, Márcio Pontes
Local: Palacete das Rosas
Dia 09/11 – SÁBADO
10h – Passeio do Dragão (Cortejo, feito com um boneco – trajeto: sai do estacionamento da Casa da Cultura e segue para o Paço Municipal)
Local: Praça Esplanada das Rosas – em frente a Prefeitura Municipal
11h – Show com a Banda Dois Palitos
Local: Praça Esplanada das Rosas – em frente a Prefeitura Municipal
19h – “Alladin, o musical”, com Cia. 4i Artes
Local: Teatro de Arena
Dia 10/11 – DOMINGO
11h30 – “Príncipe da Dinamarca”, com a Cia. Vagalum Tum Tum
Local: Teatro do Sesc Araraquara – retirada de ingresso a partir das 09h30, no dia do espetáculo
16h – “Contação de histórias”, com Cia. Renda de Lenda
Local: Praça do Daae – Choro das Águas
Dia 11/11 – SEGUNDA
8h30 – Contação de histórias – “Amigos, mas não para sempre”, com Maria Alice Ferreira
Local: CER Rubens Cruz I
14h30 – Contação de histórias – “Amigos, mas não para sempre”, com Maria Alice Ferreira
Local: CER Rubens Cruz I
19h30 – “Cartas para Ariel”, com Cia. Cais do Porto
Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues
Dia 12/11 – TERÇA
8h30 – Contação de histórias – “O Patinho Feio”, com Márcio Rocha e Samantha Caetano
Local: CER Rubens Cruz II
14h30 – Contação de histórias – “O Patinho Feio”, com Márcio Rocha e Samantha Caetano
Local: CER Rubens Cruz II
19h30 – “Ondas Brincantes”, com Grupo Urutau de Teatro
Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues
Dia 13/11 – QUARTA
8h30 – Contação de histórias – “Piratas Palhaços”, com Rian dos Santos e Raul Vaz
Local: CER Maria Aparecida A. Bozutti
14h30 – Contação de histórias – “Piratas Palhaços”, com Rian dos Santos e Raul Vaz
Local: CER Maria Aparecida A. Bozutti
19h30 – “O Palhaço Tam Tam e o Vagalume Tem Tem numa noite de lua cheia”, com Cia. Polichinelo
Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues
Dia 14/11 – QUINTA
8h30 – Contação de histórias – “Moinho de Histórias”, com Cia. Cais do Porto
Local: Caic Rubens Cruz
14h30 – Contação de histórias – “Moinho de Histórias”, com Cia. Cais do Porto
Local: Caic Rubens Cruz
19h30 – “O Rouxinol e o Imperador”, com Cia. Morada das Histórias
Local: Teatro Wallace Leal Valentin Rodrigues
Programação gratuita
- Espetáculos no Teatro Wallace Leal: ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação
- Espetáculos nas unidades de Educação: exclusivos para os alunos