Home Cultura e Lazer

FIDA 2021: Bate-papo e mostra estão no cardápio desta segunda (27/09)

Lia Rodrigues, referência da dança brasileira, volta ao FIDA para abordar a produção de “Para que o Céu não Caia”; enquanto Jorge Alencar e Neto Machado apresentam o resultado da residência “Biblioteca da Dança”

22
A reconhecida coreógrafa e bailarina brasileira Lia Rodrigues. (Foto: Divulgação)

A programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara na segunda-feira (27) conta com a participação de Lia Rodrigues em um bate-papo “Encontro Para Que o Céu Não Caia”, às 19 horas; seguido pela mostra da residência “Biblioteca da Dança”, com Jorge Alencar (BA), Neto Machado (PR) e artistas, às 20h30. A programação é gratuita e pode ser acompanhada pela plataforma Zoom, pelo link: https://tinyurl.com/mostrabdd-2709 .

Lia Rodrigues estudou Ballet Clássico e cursou História na USP. Em 1977, foi uma das fundadoras do grupo independente de dança contemporânea Andança, vencedor do prêmio da APCA em 1978. Entre 1980 e 1982, trabalhou na Compagnie Maguy Marin, na França, onde participou da criação de ‘May B’, um dos mais celebrados espetáculos de dança contemporânea. Criou e dirigiu por 14 anos o mais importante festival de dança do Rio de Janeiro, o Panorama da Dança. “Lia Rodrigues já esteve em Araraquara, nas primeiras edições do festival e é considerada uma das artistas mais importantes do mundo”, lembra Gilsamara.

Já “Biblioteca de Dança” é um projeto no qual artistas performam como “livros vivos”, contando e dançando coreografias que assistiram e marcaram suas vidas, por meio de palavras e movimentos. Como documentar dança no corpo e na cena? Como coreografar memórias? Como produzir história a partir de afetos?

Jorge Alencar (BA) e Neto Machado (PR). (Foto: Divulgação)

(Da reportagem)