
A live “Mulheres na condução” é um dos destaques na programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara nesta quinta-feira, 23 de setembro, a partir das 19h30, no canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube. A atividade é gratuita e não é necessária inscrição prévia – basta acessar o canal e participar.
A proposta da live é trazer um debate e reflexões a respeito dos papéis desempenhados pelos gêneros masculino e feminino na dança de salão especificamente dentro do Samba- Rock. A atividade conta com a participação de: Camila Camargo, Anna Paula Crus Full e Luzinete Silva, com a mediação de Sabrina Kelly.
A condução é uma das principais características explorada da dança a dois e tradicionalmente é uma proposição de movimentos ou silêncios em que geralmente o homem faz para a Dama que a acata e responde de forma personalizada, influenciando as conduções seguintes e estabelecendo uma comunicação que se mantém durante toda a dança. A questão é: podemos romper esta estrutura tradicional da dança de salão: Cavalheiro conduz a Dama?
Na mudança de palavra para condutor ou conduzido (trazendo a questão de gênero) continua ainda a visão do homem X mulher? Na visão social a dança de salão é machista? Como as mulheres se sentem em ter que ser conduzida?
O que a dança de salão insiste em manter, por vezes na desculpa de ser uma tradição, é mais um meio de domínio masculino ou de uma reprodução dele?
Vale lembrar que a programação do FIDA na quinta-feira (23) apresenta também: projetos transartísticos selecionados por edital (18h) e Mostra de Videodança “O Mundo em evidência pela Videodança” com apresentação de Denise Matta (20h30).
Toda a programação do FIDA 2021 é gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara, em www.araraquara.sp.gov.br/fida2021.