Home Cultura e Lazer

FIDA 2023 abre edital para jovens artistas da cidade

Festival Internacional de Dança de Araraquara (FIDA 2023) selecionará projetos que deverão ter, pelo menos, um jovem artista advindo de projetos socioculturais de Araraquara

35
Festival de Danca
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, através do endereço: fundartdanca@gmail.com

“Dançar Sonhos Manifestos” – esse é o tema que irá inspirar o FIDA 2023 – Festival Internacional de Dança de Araraquara, em setembro deste ano. A fim de compor a programação do evento, a Secretaria Municipal da Cultura e a Fundart – Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara abrem um edital a fim de incentivar, fomentar e dar suporte a jovens artistas da área da Dança, em parceria com artistas com trajetórias mais consolidadas da Dança e de outras linguagens, em processos transartísticos.

Por jovens artistas, a organização do FIDA entende pessoas com até 29 anos de idade e, no mínimo, 3 anos de participação em projetos socioculturais em Araraquara. Os projetos deverão, obrigatoriamente, ter pelo menos um jovem artista advindo de projetos socioculturais de Araraquara. Serão priorizados projetos transartísticos, onde o proponente poderá ser qualquer profissional ligado à área artística, não necessariamente da Dança, desde que o pensamento de Dança esteja evidenciado na criação.

“É com prazer que a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart anunciam a chegada das primeiras ações do FIDA 2023, um projeto da Prefeitura Municipal de Araraquara, que vem ganhando mundo e garantindo sua prevalência por meio da capacidade de se reinventar e dialogar com todas as linguagens e grupos de maneira permeável e transparente”, aponta a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

A curadora do FIDA 2023, Gilsamara Moura, lembra que o festival não é apenas um evento, mas um programa que prioriza formação, trocas artísticas que fomenta a dança na região, a partir das políticas públicas da cidade de Araraquara. “Este ano, vamos transformar sonhos em manifestos coletivos e dançar para suspender o céu, como afirmam os Yanomamis. A dança é uma potente ferramenta contra sistemas de opressão e contra o fascismo. Ela é profissão, área de conhecimento e possibilidade de futuro para muitos e muitas jovens. O edital de 2023 quer provocar estes encontros, entre jovens advindos de projetos sócio-culturais em parceria com artistas consolidados da cidade.”

Uma comissão julgadora irá selecionar até três projetos transartísticos, sendo possíveis: solos, duos e trios em cena (também podem congregar outros artistas na colaboração do processo, desde que não estejam em cena). Na avaliação dos projetos serão analisados: qualidade artística geral do projeto;  relevância da proposta artística, coerência com o tema do festival e abrangência do projeto; participação de jovens artistas e qualificação das pessoas profissionais envolvidas; capacidade de gerar redes de trabalho transartísticas/ alcance social; e a acessibilidade do projeto ao público, incluindo ações voltadas para pessoas com deficiência, pessoas negras ou quilombolas, mulheres, povos indígenas, LGBTQIAP+, e/ou em situação de vulnerabilidade.

Importante lembrar que ao menos uma pessoa da ficha técnica deverá apresentar DRT (Registro na Delegacia Regional do Trabalho) na área artístico-cultural. Também, o proponente deverá estar em dia com o Cadastro de Artistas e/ou Cadastro de Espaços Culturais da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, disponíveis no site da Prefeitura de Araraquara.

Serão aprovados até três projetos transartísticos e classificados até dois suplentes. Caso haja desistência de projeto aprovado, serão convocados os suplentes por ordem de classificação. Os projetos aprovados deverão ter tempo mínimo de 10 minutos e tempo máximo de 20 minutos de duração, além de serem inéditos e alinhados à temática do FIDA. Os projetos aprovados receberão R$ 3.000,00, em duas parcelas.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, através do endereço: fundartdanca@gmail.com , no período de 14 a 27 de julho, sendo o resultado final do edital divulgado no dia 11 de agosto. As apresentações dos projetos selecionados serão realizadas entre os dias 25 e 28 de setembro, em data, local e horário que serão confirmados pela organização.