Home Cultura e Lazer

Festival Internacional de Dança abre inscrições para academias em Araraquara

Festival Internacional de Dança de Araraquara será realizado de 22 a 30 de setembro

31
Festival de Danca
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por e-mail, através do endereço: fundartdanca@gmail.com

A organização do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara abre inscrição para a participação de academias, grupos e projetos de Araraquara. A 23ª edição do será realizada entre os dias 22 e 30 de setembro sob o tema “Dançar sonhos manifestos”, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

O festival apresenta ações formativas, espetáculos locais, espetáculos nacionais e internacionais. No dia 30 de setembro (sábado), às 17 horas, no Teatro de Arena, será a vez das escolas, academias e projetos de Araraquara. Para tanto, a organização está com inscrições abertas.

Os interessados podem se inscrever até o dia 01 de setembro (sexta-feira) pelo e-mail: fundartdanca@gmail.com . São esperadas coreografias de, no máximo, 6 minutos no total, podendo ser dividido em até dois trabalhos com três minutos cada.

Para inscrição é necessário enviar: o nome do trabalho, o nome do coreógrafo(a) e coreografia, o tempo, as músicas da(s) coreografia(s).

O Festival Internacional de Dança de Araraquara – FIDA 2023 teve sua primeira edição em 2001 e é realizado anualmente até a presente data com a perspectiva de renovação constante do cenário cultural e artístico de Araraquara e repercutindo em todo o Brasil.

O FIDA mudou os paradigmas da dança da cidade e da região. Antes marcado pela competição, o FIDA trouxe uma proposta dialógica e democrática nos modos de ser em dança.  A concepção do festival segue uma linha conceitual desde 2017, ano que a artista-docente Gilsamara Moura – docente e atual vice-diretora da escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – retorna como curadora convidada.

O segmento contemplado é a Dança como pensamento do corpo, como eixo central de discussões que se transversalizam como manifestação contemporânea, política e criação em dança. Mesmo com a dança congregando as demais linguagens, tem se trabalhado a desfronteirização artística, com colaborações transartísticas e provocando dialogias muito saudáveis e promissoras, como visto nas lives do FIDA 2020 e 2021.

Desde 2022, a curadoria do FIDA é compartilhada e expandida, sob a tutela de Ailton Krenak (liderança indígena, escritor, pensador e membro da Academia Mineira de Letras) e de Gilsamara Moura.