Home Cultura e Lazer

‘Gatos no Museu’: domingo (20) tem ‘Cinema Inclusivo’ no Moviecom Jaraguá

Os valores do cinema são: meia-entrada para a pessoa com deficiência e seu acompanhante

44
O longa é baseado na história real dos felinos que vivem no Museu Hermitage, em São Petersburgo.

A sala Moviecom no Shopping Jaraguá, pelo segundo mês consecutivo, oferece uma sessão de cinema adaptada às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral. O “Cinema Inclusivo” será realizado neste domingo (20), às 11 horas, com exibição do filme “Gatos no Museu”.

O Cinema Inclusivo é uma forte ferramenta para valorizar a diversidade e promover a inclusão, especialmente para indivíduos com dificuldades sensoriais, como pessoas autistas.

“Ao criar ambientes acolhedores e adaptados, o Cinema Inclusivo permite que pessoas com transtorno do espectro autista desfrutem dos filmes sem serem sobrecarregadas por estímulos sensoriais excessivos. Devemos apoiar e incentivar iniciativas que tornem não apenas o cinema, mas também outros espaços, uma experiência verdadeiramente inclusiva para todos, independentemente de suas dificuldades sensoriais ou necessidades específicas. Juntos, podemos criar uma sociedade onde todos tenham a oportunidade de se emocionar, se inspirar e se conectar através da arte”, lembra Karina Maia, gestora do Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Junior”.

Entre as necessidades para a sessão adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido. A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início – entre outras.

É solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência – é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis.

GATOS NO MUSEU

Um jovem gato chamado Vincent, na companhia do rato Maurice, escapa de uma enchente e é recolhido por marinheiros. Enviado a São Petersburgo, lá Vincent conhece um esquadrão felino de elite no Museu Hermitage, que protege as obras de arte de ratos e outras pragas há séculos.

Vincent sonha em encontrar uma verdadeira família felina, mas não quer perder seu amigo Maurice, que salvou sua vida. Vincent então terá que esconder seu amigo, que também tem uma “pequena fraqueza” – Maurice adora roer obras-primas da pintura.

A situação se complica ainda mais quando uma das maiores pinturas da humanidade, a Mona Lisa, chega ao Museu, e é o sonho de todos os ratos roê-la. Mas nem Vincent, nem Maurice, nem os gatos do Museu Hermitage suspeitam que a pintura será roubada.

O longa é baseado na história real dos felinos que vivem no Museu Hermitage, em São Petersburgo. A direção é de Vasiliy Rovenskiy, de “Animais em Apuros” (2018) e “Pinocchio: O Menino de Madeira” (2021); com roteiro de Gerry Swallow, autor de “A Era do Gelo 2”.

Vale ressaltar que os valores do Cinema Inclusivo na sala Moviecom é de meia-entrada para a pessoa com deficiência e seu acompanhante. O Shopping Jaraguá fica na Av. Alberto Benassi, 2270, no Jardim dos Manacás.