Home Cultura e Lazer

Grupo instrumental de Araraquara lança single em coletânea nacional em vinil

Imã lança single “Manécolo” em coletânea de bandas independentes; música é homenagem póstuma à jornalista da cidade Fernanda Manécolo

5
Amanda Rocha Pereira (contrabaixo) e Lucas Bardo (teclado)

Música instrumental versátil permeada por pitadas de jazz-rock, música brasileira e influências de música clássica movem o grupo Imã, de Araraquara (SP).

Formado e liderado pelos irmãos Lucas Bardo (teclado) e Amanda Rocha Pereira (contrabaixo), a banda apresenta um potente diálogo timbrístico entre os instrumentos, somado a guitarra de Rafael Garcia e participações de bateristas/percussionistas convidados.

Através de situações cotidianas, sonorização de sonhos e sentimentos, Imã desemboca em uma viagem musical diferenciada. De narrativa autoral onírica, ora introspetiva e sensível, ora alerta e intensa, as composições próprias são mescladas às releituras da
música pop e rock, intensificando o repertório contemporâneo.

COLETÂNEA

Com três singles lançados ainda no formato duo, Imã se prepara para lançar o single “Manécolo” em vinil, através da coletânea “A Divina Tragédia – Paraíso” (Volume III).

A coletânea encerra uma trilogia e é inspirada na obra “A Divina Comédia” do escritor Dante Aliguieri. Organizada pelo selo Sigillum 3, conta com 12 bandas do país de diferentes sonoridades. Em edição limitada, o vinil é na cor azul e um poster exclusivo acompanha o encarte.

“Manécolo é uma homenagem à uma amiga que nos deixou precocemente. É nossa forma de eternizar os sentimentos e celebrar a sua breve e bonita passagem por aqui”, frisou a baixista Amanda Rocha. Para aquisição do vinil, entre em contato pelo Instagram
(www.instagram.com/duo_ima) ou e-mail duoimamusica@gmail.com .

HISTÓRICO

Natural de Bauru (SP), os irmãos moram em Araraquara (SP) e formaram o projeto durante a pandemia, em 2020. Inicialmente como um duo de teclado e baixo, Imã se reconfigurou e hoje tem formato híbrido, de duo a um quarteto.

No ápice da pandemia, enclausurados com o momento, colocaram todas as suas intenções, forças e preces na música. Três singles foram lançados de forma independente entre 2022 e 2023: “Tabernáculo”, “Circunstância” e “Manécolo”.

A música “Tabernáculo” ganhou um vídeo clipe sensível e elogiado assinado pelo ilustrador araraquarense Lucas Tannuri, com imagens caseiras feitas pelos irmãos, registros do cotidiano e animações pontuais do ilustrador.

A gravação e mixagem do som foram realizadas pelo músico e produtor Miguel Arruda.
Com diversos shows realizados em bares de Araraquara, Bauru e Agudos (SP), o grupo foi um dos destaques no Festival Música Livre Araraquara, evento de música instrumental realizado em novembro de 2023.

Ovacionados pelo público, Imã demonstra a cada apresentação novas possibilidades sonoras ao cenário instrumental brasileiro contemporâneo, sem se encerrar em clichês ou música convencional. Em crítica assertiva, o crítico musical Fabrício Vieria (Folha de São
Paulo, entre outros) comentou:

“Jazz, música clássica e rock são permeados pelo diálogo timbrístico entre baixo e piano”, resultando em uma música instrumental intimista, de sensível lirismo. O resultado tem sido apresentado aos poucos, com uma série de singles que começaram com Tabernáculo, e que teve seu mais recente capítulo com o lançamento da peça Circunstância. Aguardamos agora o álbum de estreia”