
Os instrumentistas Humberto Amorim e Flavia Prando apresentam-se nesta sexta (9) pelo projeto Movimento Violão, sem agenda na cidade desde 2012 e que completa, neste ano duas décadas. O concerto começa às 20h, no Teatro da unidade, com ingressos vendidos neste link.
Humberto e Flavia comandam o recital “Pioneiros do Violão”, que oferece ao público uma visão panorâmica de como o violão e seus executores, fabricantes e apoiadores foram se firmando no cenário artístico e cultural brasileiro no período de 1846 a 1951. Muitos nomes totalmente desconhecidos, mas de suma relevância no cenário do violão nacional.
Até dezembro, o Sesc Araraquara receberá uma série de concertos Com esta edição, o projeto ultrapassará os 100 programas de TV gravados para o SescTV.
Também estão na programação: Josué Costa e Katarzyna Smolarek (07/10), Quarteto Abayomi e Mark Delpriora (02/12) e Paulo Martelli e convidados (16/12). O mesmo cardápio fica em cartaz em São Paulo, no Sesc Santana, onde o projeto, diferentemente de Araraquara, nunca parou.
HISTÓRICO
Idealizado pelo genial violonista araraquarense Paulo Martelli, o Movimento Violão nasceu na Morada do Sol e foi destaque na cidade por mais de uma década do Teatro Municipal, abrindo o palco aos mais importantes nomes da história do violão no mundo Também, como Duo Assad (Sérgio e Odair Assad), Jorge Caballero (Peru), Franz Halasz (Alemanha), Marco Pereira, Paulo Bellinati, Thiago Colombo, Sérgio Abreu, Henrique Pinto, João Luiz Lopes, Douglas Lora, Fábio Zanon, Duo Siqueira Lima, entre outros.
Também foi desenvolvido em Ribeirão Preto, no Teatro Minaz e, em 2012 e 2013, aportou na cidade de Washington, nos Estados Unidos. Desde o seu início até hoje, se manteve vivo em São Paulo capital, no Sesc e na Unibes Cultural (antigo Centro de Cultura Judaica). Seu último concerto em Araraquara ocorreu em maio de 2014, com a apresentação de Giacomo Bartoloni.