Home Cultura e Lazer

Ignácio de Loyola e Zé Celso são os convidados da Abertura oficial da FliSol

Exposição de ilustrações e mesa literária terão início a partir das 18 horas desta sexta (4)

64
Ignácio de Loyola Brandão e Zé Celso Martinez Corrêa

A abertura oficial da FliSol – Festa Literária da Morada do Sol será realizada nesta sexta-feira, 04 de novembro, a partir das 18 horas no CEAR – Centro de Eventos de Araraquara e Região. O homenageado do evento, o autor Ignácio de Loyola Brandão, e o diretor teatral Zé Celso Martinez Corrêa, ambos araraquarenses, são os convidados da abertura.

A programação terá início às 18 horas com a abertura da exposição “Ignácio de Loyola Brandão” reunindo ilustrações de Lauro Monteiro e curadoria de textos de Silvana Santoro.

Depois, a partir das 19h30, haverá a mesa com o autor homenageado, Ignácio de Loyola Brandão, com o convidado especial Zé Celso Martinez Corrêa, sob mediação de Silvana Santoro e com a participação do ator João Vitor Zanatto.

O autor homenageado Ignácio de Loyola Brandão é um contista, romancista, jornalista brasileiro e membro da Academia Brasileira de Letras. Possui uma vasta produção literária, tendo sido traduzido para diversas línguas. Recebeu, entre outros prêmios, o Jabuti em 2008. Em 2016 foi agraciado pela Academia Brasileira de Letras com o Prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra.

Já Zé Celso – José Celso Martinez Corrêa – é diretor, dramaturgo, atuador e um dos fundadores do Teatro Oficina. Encenou espetáculos considerados antológicos, tais como O Rei da Vela; Na Selva das Cidades; As Bacantes e Os Sertões.

Ícone da tropicália, Zé Celso foi um dos líderes do movimento contracultural do Brasil, que foi prejudicado pelo golpe de 1964, que inclusive provocou a prisão e a tortura do diretor, que depois de solto, vai para o exílio em Portugal e Moçambique.  Na volta e para além dos anos que se seguiram, Zé Celso continua participando ativamente das insurreições e dos acontecimentos contemporâneos.

A programação da FliSol segue com atividades até o dia 06 de novembro. A FliSol é um projeto de incentivo à leitura que alinha a literatura a outros segmentos artísticos para fomentar o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural imaterial brasileiro. O objetivo deste projeto é a difusão cultural, incentivo à leitura, assim como a defesa e a preservação do patrimônio cultural imaterial, divulgando a rica herança literária do Brasil.

Toda a programação é gratuita. A Flisol é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e conta com os seguintes parceiros: CEAR (Centro de Eventos de Araraquara e Região), SENAC de Araraquara, Faculdade de Ciências e Letras/ Campus Araraquara, Sesc Araraquara e EPTV.