Com o avanço da tecnologia em todos os segmentos, o Sindicato Rural e o SENAR SP passam a disponibilizar um programa que visa capacitar o produtor e o trabalhador a terem acesso ao mundo digital do agronegócio.
O coordenador regional do SENAR SP em Araraquara, João Henrique de Souza Freitas, anunciou no final de março a implantação de um novo programa de orientação aos associados do Sindicato Rural e por extensão, a todos os produtores e trabalhadores rurais dos municípios que formam a base de atendimento da entidade.
Segundo ele, cada dia mais o acesso às informações e à comunicação são feitos por meio eletrônico, com o uso de computadores conectados à internet, além de ter se tornado cada vez mais comum a exigência de conhecimentos básicos e noções de utilização e usabilidade do computador e seus recursos para vagas em postos de trabalho.
Essa é uma das razões que levou o SENAR SP e o Sindicato Rural de Araraquara a estabelecerem parceria visando implantar o Programa de Inclusão Digital no Campo (INDICAM) para que os produtores e os trabalhadores rurais tenham acesso à tecnologia da comunicação e à informação. João Henrique assegura que o programa também tem o objetivo de inclusão social, propiciando o desenvolvimento intelectual e profissional, inclusive entre pessoas de diferentes níveis culturais e sociais. Ele lembra que esta tecnologia nem sempre está acessível a todos, em especial ao público oriundo das áreas rurais, ora por falta de informação, ora pela ausência da conectividade.
O USO ADEQUADO
Consciente desta modernização mundial de processos, tarefas e da demanda cada vez maior na atualização dos colaboradores de qualquer posto de trabalho, o SENAR-AR SP criou o INDICAM, a fim de superar as barreiras da desigualdade digital, no que se refere ao acesso, utilização e domínio da tecnologia atual. Essa desigualdade digital é medida em termos das possibilidades de acesso às tecnologias de comunicação e informação, à rede mundial de computadores e aos equipamentos.
O programa visa orientar o público do meio rural quanto ao uso adequado e eficiente das tecnologias da informação com vistas à aquisição de conhecimentos em geral, contribuindo para o seu ingresso no mercado de trabalho mais bem preparado ou até mesmo seu aperfeiçoamento quando já inserido, além de auxiliar na permanência do jovem no campo estimulado pelos novos processos e tecnologias, e da inserção dos produtores, trabalhadores rurais e seus familiares na sociedade da informação digital. Informações sobre o programa na secredtaria do sindicato.