Início Cultura e Lazer

Instituto Fábrica de Vencedor lança o projeto ArtiTude

Projeto gratuito oferece 80 vagas para cursos de ballet, dança contemporânea, violino, viola erudita, violão e oficinas lúdicas; inscrições estão abertas

82
O Núcleo de Artes Clássicas começa a desenvolver o ArtiTude

“Nunca coloque limite nos seus sonhos”. Apoiado poeticamente neste pensamento de sabedoria popular, o Instituto Fábrica de Vencedor começa a escrever mais um capítulo em sua história.

Visando sempre à arte como ferramenta de educação, desenvolvimento humano, inclusão, formação, transformação social, construção e garantia de cidadania e igualdade, a partir do mês de agosto, o Núcleo de Artes Clássicas (NAC), braço cultural do instituto, começa a desenvolver o ArtiTude, projeto realizado via Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FUMCAD/COMCRIAR) com patrocínio das empresas Raízen e Grupo Morada Logística.

A idéia é beneficiar crianças e adolescentes de 05 a 17 anos de idade, prioritariamente vivendo em situação de vulnerabilidade e desigualdade social, no contra turno escolar, com cursos culturais gratuitos. São eles: ballet, dança contemporânea, violino, viola erudita, violão e brinque contando- oficinas lúdicas para ouvir, aprender e brincar.

Ao todo, são 80 vagas disponíveis, distribuídas entre as modalidades artísticas, formando turmas distintas. As inscrições gratuitas estão abertas e podem ser feitas através do e-mail [email protected] com dúvidas pelo telefone 16 3014.1287. “Também visamos à geração de oportunidades e renda e identificação de novos talentos”, completa Geraldo Souza, gestor do projeto.

SOLUÇÕES EM MEIO À PANDEMIA

Ao todo, são 80 vagas disponíveis, distribuídas entre as modalidades artísticas, formando turmas distintas

Assim como ocorre com o outro projeto desenvolvido pelo Instituto Fábrica de Vencedor, o Orquestra de Câmara de Araraquara (OCA), o ArtiTude, neste momento, também foca em atividades on-line.

Tudo isso por conta da quarentena e isolamento social imposta pelo Governo Estadual via decreto oficial para proteção à pandemia de COVID-19. “O Instituto ministrará e criará outras ferramentas de aprendizado e integração entre alunos e familiares. Sempre com segurança”, garante Souza.

NOVIDADES

Desde 2017, o Instituto Fábrica de Vencedor, via NAC, já beneficiou mais de 500 crianças com seus cursos gratuitos. Violino, viola erudita e dança sempre fizeram parte do cardápio. Agora, com o ArtiTude, o leque se abre, abrangendo também linguagens populares, como o violão e oficinas lúdicas.

“Era um antigo anseio do instituto avançar os limites do erudito. E isso veio na melhor hora possível, pois conseguimos manter nosso nível de exigência profissional alinhando agenda com mais profissionais de nível internacional , no caso o Fabiano Marchesine, no violão, e o Márcio Pontes, da Cia Polichinelo, nas oficinas lúdicas”, finaliza Geraldo Souza.

Por Matheus Vieira