Nesta sexta-feira, 23/07, na Fonte Luminosa, das 10 às 13h, ocorre mais uma ação da campanha educativa apresentada pelo grupo de atores em intervenções lúdicas “Anjos do Trânsito”, que utiliza performances e músicas para alertar os motociclistas sobre os perigos de ultrapassar os limites de velocidade e avançar o sinal vermelho.
Com o tema “Você sempre chega rápido? Notícia ruim também”, a ação acontece nas principais vias de Araraquara até o dia 27 de julho, quando é celebrado o Dia do Motociclista. A estreia ocorreu na quarta, dia 21, na Praça de Santa Cruz. Na próxima semana, a programação atinge a Avenida 36 na segunda-feira (26), das 10 às 13h, e a Rua Nove de Julho, na terça (27), das 14 às 17h.
O Brasil é o quinto colocado entre os países recordistas em mortes no trânsito, com mais de 37 mil vidas perdidas por ano. Além dos acidentes fatais, 600 mil pessoas têm sua rotina drasticamente afetada por sequelas físicas e psicológicas permanentes.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que o fator de risco que mais causa acidentes no trânsito é a velocidade excessiva, sendo a responsável por uma em cada três mortes por acidentes de trânsito em todo o planeta.
DADOS LOCAIS
Em Araraquara, o maior número de acidentes com óbito deixou de ser com atropelamentos e colisões e passou a ser de motociclistas, como explica Nilson Carneiro, coordenador municipal de Mobilidade Urbana.
“O que a gente mais vê é o desrespeito, principalmente quanto ao comportamento irregular de passagem no vermelho, o que tem provocado muitos acidentes”, relata o coordenador, que acrescenta que o motociclista tem 20 vezes mais possibilidade de se acidentar do que quem utiliza o carro, transporte coletivo ou outro meio de transporte.
A coordenadora do grupo Anjos do Trânsito, Cláudia Galvão, destaca que o abuso de velocidade aumentou no período de pandemia. “Nossa intenção é continuar conscientizando, pois essa é uma campanha que se repete todos os anos e dá continuidade a esse projeto que propõe mudar a postura de muitos motociclistas. Muitos já se conscientizaram, mas ainda é necessário atingir grande parte desses jovens, de 18 a 25 anos, que é a faixa que mais sofre acidentes, e muitas vezes acidentes fatais”, alerta.
Na próxima semana, a programação atinge a Avenida 36 na segunda-feira (26), das 10 às 13h, e a Rua Nove de Julho, na terça (27), das 14 às 17h.
(Da reportagem)