O livro “A História Comprovada – Fatos reais e as dores da escravização araraquarense” será lançado nesta sexta (24), às 18h30, no Teatro do Sesc Araraquara. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no local. A obra compila mais de 500 páginas digitalizadas de escrituras de compra e venda de escravizados em Araraquara no final do século 19, entre 1874 e 1887, que estavam arquivadas em cartório.
Com organização de Alessandra Laurindo, Claudio Claudino, Edmundo Oliveira, Felipe Oliveira e Fernando Passos, a publicação traz transcrições dessas escrituras e conta também com prefácios de instituições e pessoas comprometidas com o combate ao racismo, incluindo Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo, Dagoberto José Fonseca, professor Dr. da Unesp Araraquara, Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal de Araraquara, Defensoria Pública, Fórum Trabalhista de Araraquara, e outras entidades e organizações.
O projeto é realizado pela Prefeitura, por meio do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara – 5ª Subseção, contando com o apoio do Sesc, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) da Uniara, da Academia Araraquarense de Letras, do NUPE- Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa em Extensão, da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB e da Frente Parlamentar Antirracista.