Home Cultura e Lazer

Mais de 30 mil pessoas curtiram o Carnaval da Paz e Cidadania 2023 em Araraquara

Blocos carnavalescos, shows musicais e DJs marcam a festa que se espalhou pela cidade de Araraquara

45
"O Carnaval deste ano de 2023 teve como característica marcante a euforia da retomada dos festejos, após dois anos de suspensão

A alegria marcou o retorno do Carnaval da Paz e Cidadania 2023 após o período da pandemia. Foliões animados agitaram a cidade, com a participação nos blocos carnavalescos e nos shows musicais que foram realizados em diversos locais da cidade. No total, quase 30 mil pessoas acompanharam as atividades nos quatro dias de programação.

Com o tema “Morada da superação e da união. Morada da alegria”, o Carnaval da Paz e Cidadania 2023, realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresentou uma programação variada e totalmente gratuita.

“O Carnaval deste ano de 2023 teve como característica marcante a euforia da retomada dos festejos, após dois anos de suspensão. Pensando nisto, nós preparamos uma grade de programação extremamente diversificada e abrangente, capaz de agradar aos mais diversos públicos”, contou a secretária municipal da Cultura, Teresa Telarolli.

“O Carnaval nos Territórios, com programação voltada para o público infantil foi um sucesso absoluto, assim como aconteceu no Pinheirinho e nos Assentamentos Bela Vista e Monte Alegre. Não foi diferente com o apoio aos cortejos de cinco blocos selecionados por edital, que somaram uma quantidade respeitável de foliões de todas as idades. Os já tradicionais Carnaval de Bueno e o Trio da Bento como encerramento, não decepcionaram com públicos grandes e vibrantes. Araraquara tem se firmado como referência de carnaval regional, sobretudo porque tudo transcorreu na paz e sem episódios de violência ou risco para os foliões”, apontou Teresa.

PROGRAMAÇÃO

Sem nenhum registro de ocorrências, diversos espaços da cidade foram tomados por manifestações de alegria. Bento de Abreu, Pinheirinho, Bueno de Andrada, os “Territórios em Rede” e os locais de concentração e dispersão dos blocos agitaram o Carnaval da Morada do Sol, que teve início com a eleição da Corte do Carnaval da Paz e Cidadania 2023, no CEAR, no último dia 11 com público de 400 pessoas.

O prefeito Edinho Silva passou a chave da cidade para a Corte eleita na sexta-feira (17) e ficou decretada a festa de Carnaval na cidade por quatro dias, com o Rei Momo (Maikon Lopes), a Rainha do Carnaval (Fabíola Gabriel), a Princesa do Carnaval (Bianca Mattos), a Rainha do Samba (Amanda Pereira), a Princesa do Samba (Ingrid Braz), a Rainha Trans do Carnaval (Marytssa Scharwaytssyman) e a Princesa Trans do Carnaval (Sol Gbona Saraiva).

Os blocos selecionados por edital levaram um grande público para as praças da cidade: BlocoZinho, na Praça das Bandeiras; Cordão da Luz Divina, com concentração na Praça Pedro de Toledo e dispersão no Parque Infantil; Bloco “Para Ressignificar” na Praça do Carmo e dispersão na Toledo; o Bloco “3 é Amor” que se concentrou na Praça da Independência. O último bloco, na terça-feira, foi o “Maraca eu, Maracatu – Cultura de Tradição”, com concentração na Praça das Bandeiras. O público dos blocos reuniu 7 mil foliões nos quatro dias de festa.

Já a programação do “Carnaval no Assentamento” teve início no Bela Vista com a Banda Bloco da Lira e chegou ao Monte Alegre com apresentação do DJ Magrão e de S&S Show, reunindo cerca de 800 pessoas.

No “Carnaval nos Territórios”, o São Rafael abriu a folia no CEU das Artes; seguiu para o Parque São Paulo e, depois, esteve no Condomínio Oitis, no Cruzeiro do Sul, no Hortências, e também no Valle Verde. A Carreta da Avassaladora e seus personagens fizeram a festa da criançada nos bairros onde passaram. Um total de 5 mil pessoas participou das atividades do “Carnaval nos Territórios”.

O “Carnaval no Pinheirinho” e o “Carnaval em Bueno” também foram destaques na programação. No Parque Pinheirinho a programação contou com DJ Raissa Assunção, Falso Brilhante, Embalaê e contou com público estimado em 7 mil pessoas; em Bueno de Andrada a festa teve a animação de Junior Barros com Mania de Samba e do DJ Deividi Rocha, com 1.500 pessoas.

O Trio Elétrico da Bento fechou a programação do Carnaval da Paz e Cidadania 2023, onde aproximadamente 10 mil pessoas circularam. O trio contou com a apresentação da DJ Raissa Assunção, Turma do Samba e Banda Flor de Abóbora.