Home Cultura e Lazer

Melodia cantada por John Lennon em sonho inspira Beto Neves em ‘Another Dance’

Confira aqui o clipe da composição do araraquarense, inscrita em festival inglês em homenagem ao ex-beatle

175
Lennon e Neves nos traços do araraquarense Lucas Tannuri.

Em certo momento da década de 60, em um período complicado para os Beatles, no qual a banda estava prestes a encerrar suas atividades, Paul McCartney escreveu uma das mais belas canções do quarteto inglês: ‘Let It Be’.

Se sua melodia é senso comum nos quatro cantos do mundo. Mas, talvez, a charmosa história por trás da sua composição pode não ser tão conhecida assim. Na biografia Many Years From Now, de Barry Miles, Paul McCartney explicou a inspiração.

“Uma noite, durante aqueles tempos intensos, eu tive um sonho com minha mãe, Mary, que tinha morrido há mais de 10 anos. Ela parecia estar em paz no sonho, dizendo ‘tudo ficará bem, não se preocupe, pois tudo vai se acertar”, comenta.

Ao acordar, o ex-beatle começou a escrever a letra, literalmente, a partir do verso “Mother Mary comes to me” (A mãe Mary vem até mim). Nasce, então, ‘Let It Be’ e seu tom acolhedor. Algo como: deixe estar, que tudo ficará bem.

Eis que no outro século, do outro lado do Oceano Atlântico, no cinturão da cana de acúçar do interior do Estado de São Paulo, na cidade de Araraquara, todos esses elementos acabam se misturando, de uma outra maneira, resultando em outro peculiar capítulo, tão poético e emocional quanto.

Beto cantou e tocou todos os instrumentos. (Foto: Divulgação)

Ao amanhecer de um domingo de 2021, Beto Neves, multiinstrumentista e fundador da banda Beatles Again, sonhou que atendia uma ligação de John Lennon. Isso mesmo. Nesse contato, Lennon cantou uma melodia muito bonita para o araraquarense. “Acordei e gravei, no celular, essa ideia, para não esquecer. Mais tarde, fui ao meu estúdio. Em duas horas, a música e a letra estavam prontas”, comenta Neves.

Nascia, então, a composição ‘Another Dance’, uma intimista lição de otimismo e esperança. Nela, o araraquarense canta e toca baixo, violão, guitarra, além de programar os sintetizadores. A mixagem e a masterização ficou a cargo de ChinDub, do Trina Estúdio, em Araraquara. “Para ela, foi filmado um clipe com o cineasta Wisley Luiz. O vídeo conta com algumas animações do designer Lucas Tannuri”, completa Beto Neves.

PORQUE O SONHO NÃO ACABOU

Segundo Neves, a resposta do público para a canção está, extremamente, positiva. A melodia agradável e “que gruda na cabeça”, totalmente temperada pela atmosfera Beatles, é o ponto mais elogiado por todos, de uma maneira geral.

“‘Another Dance’ está inscrita no Festival Internacional de Música de Liverpool, evento autoral lançado em memória de John Lennon. Participam artistas do mundo inteiro. O resultado sai em outubro deste ano. Não custa sonhar”, finaliza.

(Por Matheus Vieira)