Home Cultura e Lazer

Mesas de debates do FIDA: segunda e terça (26 e 27) nas redes sociais da Prefeitura

Atividades do “Esquenta FIDA” retornam à programação nas redes sociais da Prefeitura de Araraquara

54
As mesas de debates podem ser conferidas nos canais da Prefeitura de Araraquara no YouTube

Nesta segunda e terça-feira, 26 e 27 de setembro, a programação do FIDA – Festival Internacional de Dança de Araraquara irá reprisar as mesas de debates do “Esquenta FIDA”. As duas atividades serão oferecidas às 16h30, pelos canais da Prefeitura de Araraquara no YouTube e no Facebook.

Na segunda-feira é a vez da Conversa Selvagem “Quais corpos e danças hão de ressignificar as existências? Dançar sempre será uma urgência!”, enquanto na terça-feira será apresentada Conversa Selvagem “Por uma perspectiva plural e não-binária na Dança.”

“Quais corpos e danças hão de ressignificar as existências? Dançar sempre será uma urgência!” conta com a participação dos convidados Sandra Petit (CE) e Luiz Rufino (RJ), com mediação de Jean Souza (BA).

“Para nossa Conversa Selvagem, a imagem da Pemba soprada no ar antecedendo a chegada de novos amanheceres e de outros horizontes possíveis são capazes de transformar a Nós, o/a Outro/a, a dignidade e a existência humana. Evoquemos nossos ofós nestes desejos plurais, mágicos, encantados, políticos, corporais e, sobretudo, encruzilhados! Tragam suas saBenças!”, sugerem os convidados.

Na terça-feira, “Por uma perspectiva plural e não-binária na Dança” apresenta os convidados Geni Núñez (SC), Emerson Pontes – UÝra Sodoma (AM) e Luã Apyká (SP), com mediação de Douglas Emilio (SP).

“Depois que o pensamento colonial se apoderou de boa parte dos dispositivos de comando, nos encontramos numa armadilha do pensamento binário. Os corpos, como possibilidades plurais de existências, criam discursividades e apresentam comportamentos que performam alianças pluriversais”, alertam os participantes. “Os discursos domesticados pela colonialidade, ao se encontrarem com vozes que reivindicam bifurcações, podem sofrer desvios que incidem no pensamento binário, que há séculos se mostra implacável?”, provocam.

A programação do FIDA 2022, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, com apoio do Sesc Araraquara e FCL-Unesp Araraquara, apresenta como proposta temática: “Quando Insolentes Dançam…”, com toda a programação gratuita. As mesas de debates podem ser conferidas nos canais da Prefeitura de Araraquara no YouTube (https://www.youtube.com/c/PrefeituradeAraraquaraOficial) e Facebook (https://www.facebook.com/prefeituraararaquara).