Home Cultura e Lazer

Museu do Boneco abre matrículas para cursos de teatro e desenho

Podem participar crianças e adolescentes; saiba como inscrever

8
Márcio Pontes é coordenador da Cia Polichinelo de teatro de bonecos e com mais de 30 anos na área, sendo premiado e reconhecido como um dos expoentes dentro desse gênero.

O Museu do Boneco está com inscrições abertas para cursos de teatro e desenho, com público alvo direcionado a crianças e adolescentes. As aulas começam na primeira semana de fevereiro e ocorrem no próprio espaço, localizado na Carlos Gomes, 3527, no Santa Angelina. Para informações sobre matrículas, o WhatsApp é 16 3311.6885.

Com comando do renomado ator e diretor teatral Márcio Pontes, o curso de teatro ocorre sempre às quintas, das 19h às 20h30, para alunos dos 8 aos 13 anos. “O curso visa proporcionar às crianças um contato mais direto com o teatro. Vivenciando os jogos de improviso, a rotina da preparação para a representação, os alunos lidam melhor com a timidez, a socialização e a auto confiança”, comenta Pontes.

Nascido em Pederneiras, Márcio Pontes há mais de 30 anos desenvolve atividades na área artístico-cultural do interior paulista. Em 1997, fundou a Cia Polichinelo de Teatro de Bonecos. Participou de montagens teatrais, como ator, cenógrafo, aderecista, bonequeiro e figurinista, e de programas infantis de televisão como “Bambalalão” (TV Cultura), “Cantinho do Sol “(TV Morada do Sol) e “Oficina de Ideias” (TV Uniara).

Desenvolve diversos projetos artísticos para empresas como Sesi, Sesc, Senac, além de escolas particulares e públicas no intuito de formar e informar a respeito do teatro de animação, sendo que de 2007 a 2013, foi o curador artístico do projeto “De quem é essa história?” do Sesc Araraquara.

BORA DESENHAR?

O curso de desenho possui três turmas, com aulas às sextas: das 10h às 11h30 e das 14h às 15h30 para crianças do 6 aos 10 anos e das 16h às 17h30 para adolescentes dos 11 aos 14 anos. A orientação é da atriz, professora e ilustradora Tânia Gomes Mendonça.

Segundo Tânia, o curso de desenho para crianças se inicia com uma história de um livro ilustrado para que os alunos compreendam as diferentes formas de criar dos ilustradores e dos escritores. Depois, ganham espaço jogos e brincadeiras que incentivem a criatividade.

“Já o ensino para adolescentes é voltado para técnicas de ilustração. Nesse sentido, a conduta não é voltada para o desenho realista. Serão abordadas técnicas como luz e sombra, perspectiva, proporções do rosto etc, tudo o que agrega à criação de histórias a partir de personagens autorais”, comenta.