A 3ª Semana do Circo de Araraquara tem início nesta quarta-feira, 27 de março, data que é comemorado o Dia Nacional do Circo. Com o tema “Julieta Presente, Julieta Semente”, em homenagem à artista circense e cicloativista Julieta Hernández, a edição segue até o dia 07 de abril com atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.
Teresa Telarolli, secretária municipal da Cultura, ressalta que a edição deste ano é profundamente significativa sob vários aspectos. “Se de um lado é a feliz reiteração de um compromisso com a arte circense, suas manifestações e seus artistas, de outro é uma pungente manifestação de resistência frente à inominável violência sofrida por Julieta Hernandes, assassinada covardemente. Que a nossa 3ª Semana do Circo de Araraquara, seja instrumento de celebração à vida e à alegria, daquele jeito que só a arte consegue promover.”
O evento tem organização de Bárbara Monteiro e Denis Pimenta que, junto a Bel Macari e Gabriel Guimard, assinam a curadoria da Semana. Bárbara Monteiro conta que a semana do circo deste ano é voltada a celebrar Julieta Hernandes, palhaça, imigrante, ciclista e mulher. “Realizaremos um manifesto por sua vida, como forma de refletir e reviver seus ideais e ressignificar e assimilar sua história através da arte. De modo que Julieta vire semente que se espalha entre artistas e sua arte, germinando seu trabalho e não deixem diminuir a luz dos assuntos que ainda precisam ser debatidos como a luta diária de ser mulher em nossa sociedade.”
Bárbara e Denis foram tocados pelas notícias e manifestos que aconteceram em todo o Brasil no começo do ano devido à morte da artista e, assim, optaram pela temática que homenageia Julieta. “Queríamos usar a imagem de Julieta para trabalhar o circo e a luta da mulher – as duas comemorações que acontecem em março – interligando esta homenagem. Dando luz à circenses mulheres e discutindo através da arte como é ser mulher na sociedade, no circo, seus medos e desafios.”
Programação – A abertura da 3° Semana do Circo, no dia 27, será realizada no Palacete das Rosas, às 19h30, reunindo apresentação do Bonde das Batukera com “Batukeras cantam Julieta”, Cena “In Reflexos” e roda de conversa com Dalila Lamour (palhaça ZiggyFrida). Não é necessário ingresso: basta chegar e participar.
A programação conta com oficinas de circo atendendo o público de instituições da cidade: “Espalhando circo”, com Kleber Gregório; “Tecido acrobático – descobrindo as potencialidades do corpo”, com Salete Coelho; oficina de Malabarismo “Consciência corporal através do malabarismo”, com Lucas Furtado; e oficina de bambolê “Criando possibilidades bambolísticas”, com Maíra Baltazar.
As diversas oficinas atenderão: Centro de Ressocialização Feminino, Casa das Margaridas, Quilombo Rosa, Oficina das Meninas, e Centro de Referência da Mulher.
Também, a oficina “Clownsciência de palhaçaria feminina” será realizada no Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffioti no dia 07 de abril (domingo), com vagas disponíveis a mulheres e pessoas dissidentes que desejam explorar o mundo da palhaçaria de uma perspectiva feminista. As inscrições serão divulgadas em breve.
Através de atividades e exercícios práticos, a oficina “Clownsciência” oferecerá um espaço seguro e inclusivo para que as participantes experimentem a arte da comédia e do clown. Ainda, a oficina terá momentos de discussão e reflexão sobre o papel do humor na desconstrução de normas sociais e no combate ao patriarcado. As participantes serão encorajadas a compartilhar suas experiências e perspectivas individuais, promovendo um ambiente de aprendizado colaborativo e enriquecedor.
No dia 06 de abril, sábado, a programação conta com o Cortejo das Trisalhaças saindo do Palacete das Rosas em direção à Praça Pedro de Toledo, onde haverá diversas atividades. As Trisalhaças, com malabarismos, acrobacias, música e muita diversão, prometem emocionar o público neste cortejo que tem início às 10h30 no Palacete das Rosas. Já na Praça Pedro de Toledo, às 11h30 tem início a apresentação “Julieta Presente, Julieta Presente”, com números de artistas da cidade: “Mira”, com Maíra Baltazar; “Lavo aqui, lavo lá”, com Laís Justus; e “Esperando Julieta”, com Rian Santos e Rafael Campos.
Por fim, na noite do dia 06 de abril, no Palacete das Rosas, será apresentado o espetáculo “Escolhas”, às 20 horas. Com criação baseada na pesquisa da palhaça Juliana Bordallo sobre dramaturgia feminista e comicidade feminina, desenvolvida desde 2016, o projeto foi contemplado no edital Proac Expresso Editais de 2021 e circulou por unidades da Fundação Casa femininas do Estado de São Paulo, usando o riso para refletir sobre questões como abuso, controle, desigualdade, machismo e historicidade enfrentadas por essas mulheres, com o objetivo de construir novas possibilidades de relações interpessoais. A classificação é para 12 anos e a retirada de ingressos será uma hora antes da apresentação.
Vale lembrar que a programação conta ainda, até maio, com a instalação “Julieta Presente” no Centro de Referência da Mulher e na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, com murais de grafite de Miss Jujuba, a palhaça de Julieta, além de um banner com a história da personagem e da mulher, assim como a escultura de bicicleta marcando a viagem eternizada de Julieta.
Toda a programação é gratuita.