Home Cultura e Lazer

Oficinas Culturais Municipais 2024: inscrições para diversos cursos culturais começam nesta segunda-feira (04)

Araraquara conta com 44 pontos de Oficinas Culturais; CAOF (Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand) é o espaço com maior número de oficinas

1
Mais informações pelo fone 3322-5902.

Nesta segunda-feira (4), têm início as inscrições para as Oficinas Culturais Municipais 2024. O programa realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, é gratuito e oferece oficinas de artes para diversas faixas etárias, a partir dos 3 anos até adultos.

A programação conta com: ballet, capoeira, violão, musicalização, hip-hop, viola caipira, dança contemporânea, percussão, cavaco, dança do ventre, teatro, canto, canto-coral, audiovisual, macramê, dança tradicional venezuelana (Joropo), artesanato, literatura, danças urbanas, artes visuais, tranças, dança de salão, violão, desenho mangá, arteterapia, teatro de mamulengos.

A secretária municipal da Cultura, Teresa Telarroli, lembra que “as Oficinas Culturais integram o maior programa da Secretaria de Cultura, além de ser um dos mais longevos. Por meio das Oficinas conseguimos acessar àqueles segmentos mais vulneráveis de Araraquara, com uma proposta de abrirmos as portas da arte e da Cultura, como agentes transformadores para a vida toda.”

As aulas terão início no dia 18 de março e se entenderão até dezembro de 2024. As inscrições começam na próxima segunda-feira (04) e seguem até 15 de março. Os interessados devem se inscrever no local onde a oficina é realizada, sendo cada turma formada por 15 a 20 alunos.

“O objetivo das Oficinas Culturais é a inclusão social, através da arte. O projeto visa unir educação e cultura, pois acreditamos que a arte unida à educação, seja a receita ideal para a formação cidadã. As oficinas são gratuitas e abrangem toda a cidade de Araraquara, atendendo um público de 03 anos até a idade adulta”, aponta a coordenadora do programa Oficinas Culturais Municipais, Maria Alice Ferreira.

Ela lembra que as turmas têm vagas limitadas, “porém, as turmas que excederem o número de vagas, contam com uma lista de espera para que, caso haja desistência, seja possível chamar novos alunos.”

No geral, as oficinas atendem diversos grupos etários: crianças a partir de 3 anos, jovens e adultos, além de iniciantes, intermediários e aqueles que dão continuidade a algum curso já iniciado.

Para se inscrever é necessário, no ato de matrícula, apresentar os seguintes documentos: documento de identidade do estudante e do responsável (se menor de idade) e comprovante de endereço. O atendimento é feito no local onde acontece a oficina, enquanto houver vaga.

CAOF

A maior parte das Oficinas se concentra no CAOF, o Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand, localizado na Vila Xavier. Lá são oferecidas as seguintes atividades: Artes Gráficas, Artes Visuais, Arteterapia, Ballet, Canto Coral, Canto Popular e Técnicas Vocais, Capoeira, Cavaco, Dança Contemporânea, Desenho Mangá, Hip Hop (DJ), Percussão, Teatro e Violão.

As inscrições no CAOF podem ser realizadas de 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h, na Rua Andrelino Alves Pinto, 170, no Jd. Floridiana, na Vila Xavier. Mais informações pelo fone 3322-5902.

Além do CAOF, as Oficinas também são realizadas nos seguintes locais: Assentamento Bela Vista, Assentamento Monte Alegre, Associação Cultural Ary Bombarda, CAPS AD, CAPS Saúde Mental, Casa SP Afro, Centro de Referência Afro, Centro de Referência do Autismo, Centro de Referência LGBTQIAP+, Centro do Idoso, CEU das Artes, CRAS Cecap, CRAS Cruzeiro do Sul, CRAS Hortências, CRAS Maria Luiza, CRAS Parque São Paulo, CRAS Selmi Dei, CRAS Vale do Sol, CRAS Yolanda Ópice, CREAS, Creche Azul, Cristo Rei, EMEF Eugênio Trovatti (Bueno de Andrada), EMEF Olga Ferreira Campos, Eurípedes Barsanulfo, Filhos do Sol, Lar Escola Redenção, Lar Juvenil, Lar Nossa Senhora das Mercês, Lar Rita Maria de Jesus, Lar São Francisco, NEJA, Oficina das Meninas, Quilombo Rosa, Sabsa, SOS Bombeiros e UBS Jardim Biagioni.