Início Cultura e Lazer

Oficinas Culturais Municipais: confira programação dos próximos dias 9, 11 e 13

Tem Teatro, Varal de Poesias e Sapateado pelo canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube

21

O programa Oficinas Culturais Municipais, que vem sendo realizado no formato digital, nos dias 9, 11 e 13 de novembro apresenta atividades para toda a família: Teatro com o professor Jair Alves, Varal de Poesias com Sue e Sapateado com Mirelli Francisco.

Para participar é necessário entrar no canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre às 15 horas quando entram novos conteúdos e, vale destacar, o material fica disponível para acesso dos interessados. Realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, as atividades são indicadas para todas as idades, das crianças aos mais idosos, inclusive para a participação conjunta de toda a família.

A segunda-feira, 09 de novembro, começa com o professor Jair Alves apresentando sua plataforma de programa para iniciantes em Teatro. Ator e dramaturgo, Jair viveu e trabalhou em São Paulo nas últimas décadas e, para cá, retornou em definitivo nos últimos três anos.

Nessa primeira participação nas Oficinas virtuais, o professor Jair vai apresentar os fundamentos do Teatro Moderno, focando em dois grandes diretores com quem trabalhou: Luís Antonio Martinez Corrêa e Wallace Leal Valentin Rodrigues. Será apresentada uma diferenciação do trabalho de ambos, além de uma uma visão geral do mercado profissional das Artes Cênicas.

Depois, na quarta-feira, 11 de novembro, na oficina Varal de Poesias “Coração de uma Mina Preta” comandada pela professora Sue, propõe a realização de um conjunto de obras, com desenhos e poesias, tendo o intuito de desempenhar reflexões filosóficas, sociais e artísticas na vida de todos os participantes.

Sue acredita que fazer poesia é contemplar aquilo que se vive de maneira intensa, expressando-se por diversas linguagens e desvendando, em outras formas, aquilo que se pensa e aquilo que se é. “Produzimos, conversamos, criticamos, e criamos, a partir da nossa própria ótica literária”, aponta a professora.

Por fim, na sexta-feira, 13 de novembro, a professora Mirelli Francisco realiza uma oficina de Sapateado para iniciantes, tendo foco nas crianças com idade entre 7 e 14 anos. Vale destacar que o Sapateado, além de ser um ótimo exercício físico, proporciona o desenvolvimento do ritmo e da musicalidade e também a melhoria da coordenação motora e da autoestima, assim como desenvolve o tônus muscular.

O programa Oficinas Culturais, desde o final de agosto, vem sendo realizado em plataforma digital, apresentando toda semana uma ou mais linguagens artísticas, em programas curtos com o tempo máximo de 20 minutos. Com atividades de fácil acesso, podem ser realizadas com o material que geralmente se tem em casa.

É importante lembrar que as oficinas são destinadas a iniciantes e também a quem já tem habilidade e são atividades que criam oportunidades para a família se reunir em busca de entretenimento por meio da arte. São variadas linguagens, como: artesanato, teatro, dança, música, artes plásticas, poesia – entre outras. Toda a programação é gratuita.

O link direto para acessar as atividades é o: https://www.youtube.com/playlistlist=PLzV8RZgN50BguSOHJBlBPv_cwUn5Q5IbP .

SERVIÇO:

Oficinas Culturais Municipais

Onde: canal da Prefeitura de Araraquara no Youtube, com link na página provisória da Prefeitura no Facebook (@MunicípioAraraquara)

Link direto:

https://www.youtube.com/playlistlist=PLzV8RZgN50BguSOHJBlBPv_cwUn5Q5IbP

Horário: 15 horas

Programação:

09/11 (segunda): Teatro, com Jair Alves

11/11 (quarta): Varal de Poesias, com Sue

13/11 (sexta): Sapateado, com Mirelli Francisco

Programação gratuita