A 96ª edição do Oscar aconteceu na noite deste domingo (10), mas, antes disso os holofotes já estavam direcionados ao tapete vermelho da cerimônia. Entre as várias categorias, a de “Melhor Filme”, certamente, é aquela que todos os cinéfilos do mundo aguardavam o resultado.
Ao longo de 2023 e 2024 “Oppenheimer” conseguiu seu lugar como aposta dos espectadores e especialistas, chegando ao topo das indicações e mandando presença em 13 categorias diferentes. O filme dirigido por Christopher Nolan alcançou a terceira maior bilheteria de 2023 e arrecadou US$ 953 milhões.
Na noite de sexta-feira, cumprindo com o esperado, os diretores do longa levaram a estatueta de melhor filme para casa. Além da maior conquista da noite, “Oppenhimer” ficou com outros 6 troféus: Melhor Diretor (Christopher Nolan), Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Edição, Melhor Fotografia e Melhor Trilha Sonora Original.
GANHADOR TAMBÉM NA INTERNET
O longa não foi apenas um sucesso nas telonas como também se mostrou um fenômeno nas buscas, pois segundo a Agência Conversion, especialista em pesquisas de dados e SEO, o filme alcançou significativos 1 milhão em volume de buscas no Google em janeiro de 2024, mês do anúncio da indicação pela Academia de Artes Cênicas Cinematográficas.
Além disso, alguns recordes históricos ocorreram neste ano: três das obras da categoria “Melhor Filme” foram dirigidas por mulheres. Confira quais são os indicados, suas histórias e a preferência do público com base no levantamento de dados!
OS 10 FILMES INDICADOS AO MAIOR PRÊMIO DO CINEMA
Oppenheimer
O filme acompanha J. Robert Oppenheimer, diretor do Projeto Manhattan, na criação da bomba atômica que, durante os eventos da Segunda Guerra Mundial, devastou as cidades de Hiroshima e Nagasaki, em 1945.
O filme foi uma explosão de bilheterias e nas buscas também, tendo conquistado 1 milhão de pesquisas em janeiro deste ano.
Barbie
A icônica boneca ganhou vida nas telas de cinema graças a direção de Greta Gerwig e a performance de Margot Robbie, que saiu da “Barbielândia” para o mundo real e conquistou a maior arrecadação de 2023, com US$ 1,44 bilhão.
Já nas buscas do Google, o filme foi procurado 673.000 vezes, após receber oito indicações ao Oscar em janeiro de 2024.
Assassinos da Lua das Flores
O thriller misterioso de Martin Scorsese foi indicado a dez categorias da premiação, e conta a história real de indígenas do território norte-americano que são assassinados misteriosamente em meio às disputas por petróleo e tramas que envolviam questões financeiras como herança e seguro de vida.
Após as indicações, o público movimentou 368.000 buscas pelo filme.
Pobres Criaturas
Acumulando impressionantes 301.000 em volume de buscas, a obra concorre a 11 estatuetas da premiação, e conta a história de Bella Baxter, que é trazida de volta à vida pelo cientista Godwin Baxter após se jogar de uma ponte em Londres.
Dirigida por Yorgos Lanthimos, conta com nomes como Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Dafoe.
Os Rejeitados
A comédia conquistou a indicação em cinco categorias, e conta com um volume de 135.000 buscas no Google. O filme aborda a convivência entre um professor, um aluno de 18 anos e a cozinheira-chefe da escola, que juntos vivem uma série de momentos cômicos e dramáticos no Natal de 1970.
Vidas Passadas
O drama-romântico coreano ganhou duas indicações e conta a história de encontros e desencontros amorosos de Na Young e Hae Sung, durante três momentos de suas vidas. No Google, cerca de 110.000 pessoas procuraram pelo filme após sua indicação.
American Fiction
Com cinco indicações, o filme contava com 90.500 buscas em Janeiro. Dirigido por Cord Jefferson, American Fiction retrata racismo e estereótipos, sendo estrelado por grandes nomes como Jeffrey Wright, Sterling K. Brown, Erika Alexander e Issa Rae.
Maestro
Maestro é mais uma das obras dirigidas e estreladas por Bradley Cooper. A cinebiografia do maestro americano Leonard Bernstein conquistou sete indicações em diversas categorias e contabilizou 74.000 buscas em janeiro.
Anatomia de Uma Queda
Sucesso entre a crítica e o público, Anatomia de Uma Queda é um dos favoritos a levar a estatueta, contando com cinco indicações, é dirigido pela cineasta francesa Justine Triet, e estrelado pela atriz alemã Sandra Hüller.
Após as indicações em janeiro, conquistou um volume total de 74.000 buscas.
Zona de Interesse
Retratando os horrores do holocausto, Zona de Interesse é mais um sucesso de crítica do diretor Jonathan Glazer, conquistando cinco indicações e contabilizando 49.500 buscas em janeiro. O longa é também estrelado por Sandra Hüller e o alemão Christian Friedel.
Apesar do Ganhador Oppenheimer ter se destacado claramente como favorito, as obras que concorreram a “Melhor Filme” também são sucessos de crítica e de público. Para quem ainda não conferiu, vale assistir e conhecer as características que colocaram esses longas ao lado do filme do ano.