Home Cultura e Lazer

Peça infantil no Centro Municipal de Educação Ambiental debate sobre a destruição do cerrado

"Os irmãos Tuinís e o Segredo do Lago Mayaca” foi apresentada para uma plateia de 70 alunos do CE Fundecitrus

1
Evento infantil em escola da cidade

O Centro Municipal de Educação Ambiental de Araraquara, instalado no Parque Natural Municipal do Basalto, sediou, nesta sexta-feira (25), a apresentação do espetáculo teatral “Os irmãos Tuinís e o Segredo do Lago Mayaca”. O evento, que teve como plateia 70 alunos do CE Fundecitrus, foi promovido por meio de parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Secretaria Municipal de Educação e Agência C.P Modelos.

A peça promoveu o debate sobre a destruição cruel do cerrado causada pelas queimadas, pelo uso e ocupação desordenada, além da caça predatória e poluição por agrotóxicos. Os irmãos Tuinís e o Lago Mayaca são os grandes defensores do cerrado contra os incendiários, caçadores e as pessoas que cortam as árvores e poluem. No fim, o cerrado é salvo e os malfeitores são expulsos para nunca mais voltarem.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, defende este tipo de atividade como uma forma lúdica bastante eficiente de conscientizar as crianças sobre a importância de se preservar o meio ambiente.

Valter Iost, Gerente de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental, disse ter ficado impressionado com o encantamento das crianças ao longo da peça. “Acredito que essas parcerias são imprescindíveis para pulverizar a educação ambiental não formal e, dessa forma, conscientizar a população de forma lúdica e divertida. Além de promover acesso à cultura para nossas crianças”, avalia.

Para o professor Alexandre Harley Ferrari, a experiência no Centro Municipal de Educação Ambiental foi sensacional e deveria acontecer com mais frequência e, em outros espaços educadores como os parques municipais.

Já para a atriz Laura Braz e para o ator Felipe de João, que atuaram na peça, foi uma das melhores apresentações, devido ao contato com a natureza e a interação direta com as crianças que participaram ativamente.