Home Cidade

Poetas de Araraquara lançam nesta quarta-feira, obra inédita na Semana Municipal de Poesia

Livro será lançado nesta quarta-feira (29), às 19 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade; Beatriz Medeiros, Julia Gorla, Danilo Zamorano e Bruno Caldeira são os poetas selecionados

44
Bruno Caldeira, Danilo Zamorano, Júlia Gorla e Beatriz Medeiros

A poesia araraquarense ganha novas vozes nesta quarta-feira (29), às 19 horas, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com o lançamento coletivo do livro dos autores contemplados no 3º edital de fomento Poeta da Vila, dentro da programação da Semana Municipal de Poesia “José Roberto Telarolli – O Poeta da Vila”. O encontro, com mediação da escritora Nerita Pio, marca mais um importante capítulo na valorização da literatura local e no fortalecimento da escrita independente na cidade.

A programação gratuita é uma realização da Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, com o apoio da Câmara Municipal de Araraquara, Coletivo Campanha Luto Contra as Violências, Associação dos Amigos da Praça das Bandeiras e FliSol.

Foram selecionados quatro autores por meio de edital público: Beatriz Medeiros, Julia Gorla, Danilo Zamorano e Bruno Caldeira, representantes de diferentes trajetórias, estilos e gerações da poesia produzida em Araraquara.

Beatriz Medeiros, nascida em Franca e com raízes mineiras, é poeta, professora e articuladora cultural. Em Araraquara, é uma das fundadoras do Slam da Morada, batalha de poesia falada que ocupa as praças da cidade com versos potentes e corpos em resistência. A autora celebra sua vivência entre a sala de aula e as ruas como território poético e político.

Bruno Caldeira, araraquarense, é bibliotecário e cientista da informação formado pela UFSCar. Premiado em iniciativas nacionais e internacionais, teve seus poemas traduzidos para o inglês e o espanhol. Autor de “por mais fortes que possam ser seus anseios, você não pode segurar a água” (Editora Artefacto, 2020) e Fissuras, um convite à humanização por meio da palavra poética.

Danilo Zamorano, também nascido em Araraquara, é escritor, desenhista, educador e publicitário. Autor de Bitter – poesia sem moderação (premiado na IV Semana Municipal de Poesia), Angosto e Carregando…, tem trajetória que transita entre literatura, artes visuais e audiovisual, com passagens pelo grupo de quadrinhos Hquê? e pela direção do curta No Fundo do Copo. Sua produção mistura humor, crítica e imaginação em narrativas densas e simbólicas.

Julia Gorla é professora, poeta, compositora e cantora. Com formação em Letras e Mestrado em Semiótica e Estudos Literários, alia palavra e música em sua trajetória artística. Idealizadora do Sarau da Versa e diretora da Versa Escrita e Cultura, espaços que promovem o diálogo entre literatura e performance, lançou seu primeiro livro, Catadora de Silêncios, reunindo poemas e canções que exploram o lirismo e a potência feminina na criação artística.

O edital Poeta da Vila é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart, e integra as políticas públicas de incentivo à produção literária em Araraquara. A proposta estimula novos autores e fortalece a circulação da poesia local, consolidando a cidade como um importante polo de criação e reflexão artística no interior paulista.

A programação apresenta ainda: nos dias 29 e 30 de outubro, às 15h, as oficinas de poesia: no dia 29, a oficina “Filhos do Sol – Escrita Criativa”, com a professora Luana Guimarães, e no dia 30, no CRIA – Centro de Referência do Idoso, a oficina de teatro com a professora Patrícia Assunção. Esta programação é voltada exclusivamente aos participantes vinculados à cada uma das entidades.

A Semana se encerra na quinta-feira (30), às 19h, na Praça das Bandeiras, com o Sarau DELAS, um encontro poético marcado pela força da palavra feminina.

O lançamento do livro nesta quarta-feira é gratuito e aberto ao público geral. A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada na Rua Carlos Gomes, 1729, no Centro de Araraquara.