Início Cultura e Lazer

Projeto Curta Cultura com a Gente encerra II edição com entrega de kits de artes

Mais de 300 alunos da iniciativa são contemplados com os materiais

18
Projeto que nos mostra a importância do querer conhecer e viver

O projeto Curta Cultura com a Gente – II Edição chegou ao seu final com superação ao desafio imposto pela pandemia de Covid-19. Mesmo tendo que realizar atividades remotas, devido à necessidade de isolamento social, os 320 alunos da Fundação Toque Araraquara e APAE Guarujá não ficaram sem respaldo e puderam dar sequência à iniciativa, que foi finalizada por meio de vídeos-aulas. E neste mês, ainda como uma ação de encerramento, os participantes receberão kits de artes, com itens como tinta guache, giz de cera, pincel, cola, papéis para desenho e massinha de modelar.

Desde março, as atividades presenciais do projeto estavam suspensas, mas os professores e a coordenação se organizaram para manter o atendimento aos alunos, com produção de roteiro para essa nova etapa. Foram 80 vídeos produzidos e enviados semanalmente, com aulas de percussão, artes, dança, teatro, musicalização, contação de histórias e teatro, para seguir com a proposta de promover a inclusão e facilitar o desenvolvimento cognitivo, familiar e afetivo de pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas.

A beleza do trabalho realizado

 A viabilização do conteúdo on-line foi um jeito seguro de voltar a disseminar conhecimento e engajar os alunos, ampliando o alcance da iniciativa, já que as aulas gravadas puderam ser visualizadas na casa dos estudantes, com a participação das famílias. “Com os vídeos no Youtube, eles ainda tiveram a chance de encaixar as atividades na rotina da melhor forma possível, assistindo sempre que quisessem, o que favoreceu o estímulo contínuo do lúdico”, diz a pedagoga Juliana Volpe, coordenadora educacional da iniciativa.

O Curta Cultura com a Gente – II Edição coleciona histórias de sucesso, superação pessoal e sociabilização. A iniciativa é uma realização da ComTexto Cultural, produtora especializada na gestão de projetos culturais e sociais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Cutrale. Júlia Berwerth, produtora executiva da ação, ressalta que “o intuito do Curta Cultura com a Gente é disseminar o poder transformador da arte e da cultura para as comunidades, visando promover a qualidade de vida aos assistidos”.

Quem reforça o poder do projeto no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos alunos é Nerita Pio, professora de contação de histórias no núcleo Araraquara. “Foi visível o envolvimento de cada participante. Era possível ver no olhar e nos gestos o prazer em ouvir as histórias e, por vezes, os alunos se identificavam com os personagens, aumentando a interação e o sentimento diante daquele momento.”

A sensibilidade através da música

Nerita também pontua que o distanciamento social foi um desafio, mas os envolvidos fizeram o possível para que todos pudessem receber os materiais e continuar a promover, por meio das histórias, por exemplo, a aceitação. “Os alunos se sentiam parte da história, por já terem vivenciado aquilo em alguma situação, principalmente quando eram questões de família, então foi significativo para eles terem acesso remoto às aulas, para não perder o trabalho iniciado.”

Para Diana Xavier, professora de musicalização no Curta Cultura com a Gente – II Edição, o projeto permitiu ainda observar os inúmeros benefícios da música para os alunos. “Se antes estavam introspectivos, agitados e não tão acessíveis, a música facilitou esse processo de socialização, promovendo bem-estar, melhorando a comunicação e auxiliando o desenvolvimento emocional, a atenção e a concentração.” Outro ponto destacado pela profissional é que, na iniciativa, as canções foram aliadas a contação de histórias, “o que surtiu bons resultados, afinal, a música ajuda a traduzir sentimentos e traz lembranças”.

Para saber mais sobre o projeto e conferir as aulas já disponibilizadas, basta acessar o link: https://www.youtube.com/playlist?list=PLdL6ZIs1NEwoWHtCYdfKAQtRnCXAxj1lY.

Aprovado via Lei de Incentivo à Cultura pela Secretaria Especial da Cultura, do Ministério da Cidadania, o Curta Cultura com a Gente – II Edição é realizado pela ComTexto Cultural e conta com o patrocínio da Cutrale.

HOMENAGEM DO RCIA AOS ORGANIZADORES PELA AÇÃO

As imagens mostram a importância do projeto e da sua causa durante entrega dos kits de artes