Em comemoração ao aniversário da cidade, a TV Câmara preparou a série: “Araraquara 205 anos: Araraquarenses pelo Mundo!”
O especial contará, em cada episódio, a trajetória de araraquarenses que ajudam a construir a história da cidade e já foram reconhecidos dentro e fora das fronteiras do município e, até mesmo, do país.
O segundo episódio apresenta a história do bailarino José Paulo dos Santos.
De uma infância na periferia de Araraquara para os palcos do mundo. José Paulo dos Santos é integrante de um dos principais grupos de dança contemporânea do mundo, a Companhia Rosas, fundada em 1983, na Bélgica.
A dança entrou em sua vida pelo sapateado. Um carro de som anunciou em seu bairro, o Vale do Sol, uma aula aberta do programa Oficinas Culturais. Zé Paulo se interessou e logo se apaixonou. Ele tinha 11 anos.
Logo foi fazer parte de um grupo de meninos sapateadores da periferia, ideia de sua incentivadora e professora Gilsamara Moura.
Zé Paulo começou sua carreira profissional em 2005, quando ingressou na ‘Cia Shuffle Trips’. Trabalhou como professor e coreógrafo com crianças na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira e em outros projetos sociais.
Em 2008, aos 19 anos, foi selecionado para uma escola de dança contemporânea em Bruxelas, na Bélgica, a Parts, onde conseguiu uma bolsa. Passou pelo balé clássico, pelo street dance e pela dança contemporânea.
Pela Companhia Rosas, onde está desde 2015, atuou e atua em espetáculos como Drumming, Rain, A Love Supreme, entre outros, chegando a se apresentar no Cirque du Soleil.
Veja sua história, seu trabalho.