Home Cultura e Lazer

Reunião nesta quinta começa a definir o Araraquara Rock

79
Araraquara Rock 90

Araraquara Rock 90Evento está prestes a comemorar 18 anos de realizações

Prestes a completar sua maioridade este ano, o Festival Araraquara Rock 2019, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, começa a ser debatido nesta quinta-feira (31), a partir das 19h, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, que fica na Rua São Bento, ao lado da Câmara Municipal, no Centro da cidade.

O primeiro encontro sobre um dos eventos culturais mais tradicionais da cidade visa reunir interessados para a composição da Comissão Organizadora, que, integrada por voluntários, garante a participação da sociedade civil na organização do Festival.

Segundo a coordenadora executiva de Cultura, Gabriela Palombo, a reunião desta quinta será aberta a interessados em geral, incluindo artistas e produtores que tenham algum conhecimento sobre o rock´roll, metal e demais expressões dentro do Rock oriundas do cenário underground, ou seja, fora dos circuitos comerciais da música.

A Comissão Organizadora é composta por pessoas da sociedade civil e do governo e, ainda que não haja um número específico para sua composição, em geral participam cerca de dez pessoas de forma a garantir agilidade nos trabalhos da Comissão.

Cronograma

Ainda de acordo com Gabriela Palombo, como de praxe, cabe à Comissão em conjunto com a curadoria definir o período de abertura de inscrições, o regulamento e tema do Festival.

Também cabe colaborar na definição da programação das bandas participantes, entre outras questões próprias da produção de um grande evento como é o Araraquara Rock.

“Em 2018, recebemos cerca de 300 inscrições de bandas de todo o Brasil e, devido ao aumento do prestígio do Festival nesse meio, nossa expectativa é que este ano as inscrições superem as do ano passado”, afirma Gabriela.

Em média, cerca de 10 bandas são classificadas para se apresentarem no Araraquara Rock, oriundas das seletivas local e das bandas de fora de Araraquara. Somadas às bandas convidadas e à parceria com o Sesc Araraquara que, tradicionalmente, abre o Festival, estima-se que cerca de 15 a 20 bandas devam se apresentar no Araraquara Rock 2019.

“A expectativa é que este ano, ao completar sua maioridade, o Festival também seja marcado por grandes apresentações. Vamos nos esforçar para superar a edição de 2018, em projeção e público, o que não será tarefa fácil, pois é consenso que a edição anterior marcou história”, finaliza Gabriela Palombo.

Desde 2002

Vale destacar que o Araraquara Rock teve sua primeira edição realizada em 2002, somente com bandas convidadas. Já na edição seguinte, em 2003, começou a receber convidados de fora da cidade.

Neste período todo, nomes de destaque no cenário do rock já estiveram no evento, como os americanos CJ Ramone e Graham Bonnet.

Também já se apresentaram por aqui uma gama grande de destaques nacionais, como Nação Zumbi, Ratos de Porão, Raimundos, Móveis Coloniais de Acajú, Crazy Legs, Cachorro Grande, Wander Wildner, Autoramas, Forgotten Boys, Garage Fuzz, Torture Squad, Noturnall, As Mercenárias e Angra, entre várias outros.

O Festival Araraquara Rock, que a cada ano ganha mais popularidade, já é um marco na agenda cultural no Estado, que atrai roqueiros de todo o estado de São Paulo e de muitas outras regiões do País.