Início Cultura e Lazer

Semana do Sapateado abre inscrições para apresentações e oficinas

Evento será realizado no palco da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira no período de 25 a 28 de maio

18
Derick Jacinto, sapateador convidado desta edição

Foram iniciados os preparativos para a Semana de Sapateado de Araraquara, a ser realizada entre os dias 25 e 28 de maio, em uma realização da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart, Secretaria Municipal da Educação e Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD). A programação gratuita está aberta para inscrições nas oficinas e também para grupos, escolas e academias que queiram participar da confraternização que encerrará o evento. Toda a programação é gratuita e será realizada no palco da EMD.

Gilsamara Moura, presidente da Fundart, conta que a programação da Semana do Sapateado terá aulas de sapateado em diferentes níveis. Também será produzida, no final de cada aula, uma coreografia animada e dançante desenvolvida durante os 60 minutos com o profissional convidado desta edição: Derick Jacinto, de São Paulo. “Teremos aulas de todos os níveis para englobar e abraçar toda a comunidade do sapateado da cidade e possivelmente das regiões vizinhas”, aponta Gilsamara.

Ainda, para finalizar a Semana, no sábado (28 de maio), será realizada a Confraternização In Tap, com apresentações de escolas, grupos e academias, das 18 às 20 horas. As inscrições estão abertas para os interessados.

As oficinas de Tap, ministradas por Derick Jacinto, estão divididas por níveis: Iniciante, Intermediário ou Avançado. São 30 vagas em cada turma.

Para Iniciantes, há duas opções de horários: das 9 às 10 horas, nos dias 26 e 27 de maio (quinta e sexta-feira); ou das 16h às 17 horas, nos dias 25 e 27 (quarta e sexta-feira). Já o nível Intermediário conta com 3 dias de oficinas: dias 25, 26 e 27, no horário das 18h às 19 horas.

Por fim, a oficina do nível Avançado, também com 3 dias (25, 26 e 27) acontece das 19h30 às 20h30. Vale destacar que, na sexta, após a finalização da oficina Avançado, Derick Jacinto realizará uma apresentação solo e curta aos participantes e interessados. A previsão é que tenha início às 21 horas.

INSCRIÇÕES

Tanto para as Oficinas de Sapateado como para as apresentações Confraternização In Tap, as inscrições devem ser feitas digitalmente, até o próximo dia 20 de maio, pelo e-mail [email protected].

Para a inscrição nas oficinas, é necessário enviar: nome completo, idade, email, telefone e escolher o nível e o horário da oficina que deseja fazer. As opções são: Iniciante (manhã ou tarde) ou Intermediário (manhã ou tarde ou noite) ou Avançado (noite).

Para a Confraternização In Tap é importante lembrar que os inscritos – escola, grupo ou academia – terão até 10 minutos para a apresentação. É necessário enviar no e-mail os nomes: da academia (ou escola ou grupo), da coreografia, do coreógrafo/diretor, além do tempo da coreografia. Não serão aceitas inscrições após o dia 20 de maio.

O convidado desta edição da Semana do sapateado, Derick Jacinto, é sapateador há 23 anos e começou seus estudos de dança em Campinas, além de ser produtor audiovisual por formação.

Professor e coreógrafo, Derick ministra workshops nos mais importantes festivais de sapateado e atua como coach com o aprimoramento técnico de professores e sapateadores solistas interessados no avanço e melhor desenvolvimento da técnica do sapateado.

Ainda, diretor e coreógrafo do Tinkle Group desde 2012, Derick é tricampeão solista e atual tetracampeão consecutivo em conjunto no Festival de Dança de Joinville, vindo a ser indicado ao Prêmio de Melhor Bailarino (2012) e ao de Melhor Grupo do festival (2016). Também é coreógrafo no novo espetáculo da Orquestra Brasileira de Sapateado (RJ).

Para conhecer mais, acesse o perfil do sapateador no Instagram: @derickjacinto .