Até o dia 7 de maio, a Estância Climática de Cunha, realiza o tradicional Festival do Pinhão, aos finais de semana e feriados. Em sua 21ª edição, o evento promovido pela Secretaria Municipal de Turismo e Cultura da cidade visa celebrar com uma programação especial a colheita do produto típico da região.
Cunha é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
Cunha oferece durante o festival, a oportunidade de você vivenciar uma incrível experiência gastronômica, onde o pinhão vai além de cozido na água ou tostado no fogão a lenha, às receitas preparadas por chefs de cozinha.
De forma geral, o Festival do Pinhão acontecerá ao longo de quatro fins de semana, que estarão recheados de música. Os visitantes poderão acompanhar 24 apresentações de artistas.
Neste ano, a Feira de Troca de Sementes Crioulas e Mudas, ocorrerá em parceria com a festa e no dia 22 de abril (sábado), o evento oferece palestras e oficinas que possuem o pinhão como tema central.
Vale ressaltar que serão plantadas sementes de pinhão em comemoração aos 300 anos de Cunha, que ocorrerá em 2024.
A dica é saborear, na praça de alimentação – instalada na Praça da Matriz -, pratos doces e salgados que trazem o pinhão como ingrediente principal. Os restaurantes Bethlehem, Casa do Gentil, d’O Gnomo, Drão, Quebra Cangalha, Quintal da Cau, Ateliê da Cerveja Caminho do Ouro e Veríssima Bistrô, durante o evento, vão preparar pratos autorais. O pinhão é nativo do Brasil.
Mais informações: