Home Cultura e Lazer

Sesc e Prefeitura promovem roda musical para crianças do Centro do Autismo

Atividade que contará com a presença do grupo Badalu Educação Musical visa comemorar o Dia das Crianças

31
O local fica na Rua Nove de Julho, 3700 Em frente à, Praça João Bernal

Nesta terça(11), às 14h, o Centro Municipal de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” receberá uma roda musical com o grupo Badalu Educação Musical com o propósito de comemorar o Dia das Crianças. A ação será realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Sesc Araraquara.

A coordenadora do Centro de Referência do Autismo, Karina Maia, explica que a iniciativa partiu do próprio Sesc, após uma reunião com os representantes da unidade.

“Será uma atividade muito bacana, de aproximadamente uma hora de duração. O Sesc vai trazer o Badalu Educação Musical, de São Paulo, que é composto por três educadoras que farão uma oficina direcionada para as crianças que frequentam o Centro Municipal de Referência do Autismo”, conta.

Karina destaca que o evento não será aberto ao público geral. “Não conseguimos abrir para a população de um modo geral porque o espaço é muito pequeno, mas eu estou pedindo para as mães trazerem os irmãos, caso tenha outra criança em casa, ou sobrinho, porque o intuito é fazer uma atividade inclusiva, trazendo outras crianças que convivem com essas crianças para poderem participar também”, justificou.

Um olhar para o autismo

O Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior” foi inaugurado em 2020 pela Prefeitura de Araraquara como um dos primeiros centros de referência do autismo públicos do estado de São Paulo. Sua proposta é assegurar um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas de Araraquara e da microrregião.

A unidade especializada foi um compromisso firmado com entidades ligadas ao tema. É resultado do projeto elaborado pelo grupo de trabalho instituído pelo prefeito Edinho em abril de 2017, reunindo representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, e Planejamento e Participação Popular, além da sociedade civil organizada.

Além do Centro de Referência do Autismo, Araraquara também é pioneira na iniciativa de criar, em abril de 2021, a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, que visa garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no acolhimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.