
Uma programação diversificada, com início à tarde, marca a terça-feira (17) da 33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa (SLAMC). Realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart em parceria com o Sesc Araraquara, Senac e Unesp, a SLAMC nesta terça, 17/08, apresenta: Workshop Teatro e Musicalidade, com Luiz Paulo Rodrigues Junior (Senac Lapa Scipião); Café de Investigação, com Neyde Veneziano; Pílulas da Felicidade: “Minúcias do cotidiano”, com grupo Catanza; e Teatro Musical: “Já não choram mais por mim!”, com Victor Ferrari.
A SLAMC será realizada de 14 a 21 de agosto, com atividades totalmente remotas, com foco no Teatro Musical Brasileiro, com a curadoria de Flávia Marquetti. Toda a programação é gratuita.
À tarde, das 14 às 17 horas, será realizado o workshop “Teatro e Musicalidade”, com Luiz Paulo Rodrigues Junior (docente convidado do Senac Lapa Scipião). Com abordagens da interpretação no teatro musical e seus processos criativos, o workshop apresenta experimentos em canto e expressão corporal.
A partir de atividades teóricas e práticas, os participantes poderão vivenciar algumas das perspectivas e modos de criar nas relações entre o Teatro e a Música no fazer teatral contemporâneo e no corpo do artista. Esta oficina remota será realizada através da plataforma MS Teams. São 25 vagas e as inscrições devem ser efetuadas pelo link.
O Teatro Musical Brasileiro é o tema do segundo Café de Investigação do programa, com a convidada Neyde Veneziano, a partir das 19 horas na plataforma Zoom, sob mediação de Flávia Marquetti.
Neyde Veneziano é especialista em Teatro Musical Brasileiro e é considerada a pesquisadora brasileira precursora na área de teatro musical. O Café irá discutir o Teatro Musical Brasileiro, enfocando a importância do Teatro Musical para a cena brasileira. Também será discutido o documentário “Mamãe quero ser Vedete” (exibido no dia 16/08, com direção de Neyde Veneziano). As inscrições para este Café podem ser realizadas a partir do dia 09 de agosto, no link.
A Pílula da Felicidade “Minúcias do cotidiano”, com grupo Catanza, com direção de Bruck Oliver, é atração às 20 horas no YouTube.
O Teatro Musical volta à baila às 20h15 com o espetáculo “Já não choram mais por mim!”, com direção de Victor Ferrari e atuação de Wendy Moretti (classificação para 16 anos). A produção narra, canta e celebra a trajetória de corpas da comunidade LGBTQIA+ que estão em busca de afetos e reconhecimento de suas singularidades.
O espetáculo musical é inspirado nos cabarés clássicos e atualizado a partir de uma estética queer, compondo uma tessitura sonora de beats e música eletrônica, fazendo dos textos brechtianos presentes nos tempos de agora.
SERVIÇO:
33ª Semana LU(i)Z Antonio Martinez Corrêa
Dia: terça-feira (17 de agosto)
14h às 17h – Workshop Teatro e Musicalidade, com Luiz Paulo Rodrigues Junior, Senac Lapa Scipião
Onde: Oficina Remota realizada através da plataforma MS Teams (25 vagas). Inscrições gratuitas pelo link.
19h – Café de Investigação, com Neyde Veneziano
Mediação: Flávia Marquetti
Onde: Plataforma Zoom
Inscrições gratuitas link.
20h – Pílulas da Felicidade “Minúcias do cotidiano”, com grupo Catanza. Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube
20h15 – Teatro Musical “Já não choram mais por mim!”, com Victor Ferrari. Onde: Canal da Prefeitura de Araraquara no YouTube.
(Da reportagem)