Home Cultura e Lazer

Solenidade marca abertura do 19º Território da Arte de Araraquara

Evento foi realizado no Palacete das Rosas, na noite de domingo (8); exposições, no palacete e na Casa da Cultura, vão até 5 de junho

113
Integram a mostra trabalhos de pintura, desenho, escultura, assemblage, vídeo arte e colagem
Uma solenidade na noite de domingo (8), no Palacete das Rosas, marcou a abertura da 19ª edição do Território da Arte de Araraquara, organizado pela Secretaria Municipal da Cultura e pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Araraquara).


A 19ª edição do Território da Arte, com curadoria do artista plástico Lauro Monteiro, comemora o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e propõe um mergulho no universo gráfico e estético, inspirado na obra Macunaíma, cujo berço é Araraquara. O tema do evento é “À Procura da Muyrakytã — A luta pela ruptura com paradigmas sociais e culturais conservadores e opressores”.

As exposições do Território serão realizadas no Palacete das Rosas e na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa até 5 de junho. Integram a mostra trabalhos de pintura, desenho, escultura, assemblage, vídeo arte e colagem. Toda a programação é gratuita.

Para esta edição, 36 artistas foram selecionados, sendo seis premiados e um homenageado. O Território da Arte também conta com a participação de Rita Michelutti, Denise Zakaib e Cezar Almeida.

“Parabenizo a Secretaria Municipal de Cultura, a Fundart e também o Lauro Monteiro, curador desta edição do Território da Arte, assim como todos os servidores que trabalharam para que essa exposição estivesse pronta para nós apreciarmos. Uma menção muito especial, e não menos importante, aos artistas que enviaram seus trabalhos e a todos os selecionados. Muito obrigado pela confiança neste projeto. Um agradecimento também ao Sesc Araraquara, grande parceiro das atividades realizadas pela cultura, e à ComTexto, que fez um excelente trabalho, junto com a curadoria, cuidando das redes sociais do Território da Arte”, disse o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, que representou o prefeito Edinho no evento.

 A secretária de Cultura, Teresa Telarolli, agradeceu a todos os parceiros do evento e destacou que o governo municipal dá amplo espaço para a cultura. “A arte e a cultura ocupam posição de protagonismo dentro das políticas públicas do município. Agradeço à equipe da Cultura, à Fundart, aos parceiros e a todos os artistas”, disse.

Lauro Monteiro, curador da mostra, também elogiou o Município pelo desenvolvimento da cultura. “Araraquara é um oásis na saúde, no desenvolvimento e nas artes. Este projeto faz com que Araraquara ocupe lugar no importante pódio das artes visuais”, declarou.

Representando a Câmara Municipal, a vereadora Fabi Virgílio (PT) recordou a trajetória do Território da Arte ao longo dos anos e enalteceu a importância da cultura na formação de cidadãos. “A arte salva todos os dias. Vida longa ao Território da Arte e vida longa a Araraquara.”

Também estiveram na solenidade de abertura coordenadores da Secretaria de Cultura e representantes da Fundart; a professora livre-docente da Unesp Araraquara, Maria Lúcia Outeiro Fernandes, que contribuiu na construção da temática da mostra; e o gerente do Sesc, Rafael Barcot.

A solenidade ainda contou com a apresentação cultural “Ausências”, interpretada por Rafaela Pucca, Irail Rezende e Matheus Silva, sob coordenação de Carlinhos Fonseca, e com a Cerimônia de Toré, executada por membros da aldeia Kariri Xokó.

A MOSTRA
No Palacete das Rosas estão as obras premiadas na mostra, além de sete obras modernistas do acervo da Pinacoteca Municipal Mário Ybarra de Almeida. Entre os premiados, estão: André Ianni Alvares, Daniel Morais Paschoalin e Nelson Luís Carvalho de Oliveira (categoria “Premiados”); Filipe de Moura, Lucas Pereira Elias e Milena Costa Morvillo (categoria “Perspectiva Futura”) e Otavio Zani Teixeira (prêmio “Menção Honrosa”).

Já as obras da Pinacoteca, apresentam trabalhos de: Alfredo Volpi, Antonio Bandeira, Francisco Amêndola, Judith Lauand, Astir Jorge, Yolanda Toledo e Lafayete Carvalho Toledo.

Ainda, na Casa da Cultura, poderão ser conferidas 30 obras selecionadas especialmente para o Território. Participam: Alan Pessoa Garcia, Alessandra Cunha, Anderson T. Ferreira Dias, Andre Hansen de Oliveira, Annia Rízia Lima dos Santos, Bruno Rodrigues Ceccato, Carlos José Dantas, Christian Garcia Baes, Danilo Yamamoto, Diego Carvalho De Paula, Eduardo Augusto Nunes da Costa, Fernanda Raphael Rodrigues, Francisco Jose Franco dos Santos, Gustavo Bissolli, Isabela De Vita Jaha, Jorge Luis Lopes Junior, Jorge Luis Morabito, José Ferreira Junior, Manoel Messias Silva de Souza, Marcelo Ribeiro dos Santos, Maria Alzira Ballestero, Maria Fernanda Alves Eva, Mayzon Tayrone Queiroz dos Santos, Merien Rodrigues Camera, Mirla Fernandes Ribeiro, Paulo Cesar Lenço, Tânia Ribeiro Soares, Virgílio Neves, e Wesley Lima Brito.

As visitas à Casa da Cultura e ao Palacete das Rosas podem ser realizadas no horário das 9h às 17h, sem necessidade de agendamento.