Início Cultura e Lazer

Território da Arte tem ateliê virtual de artistas

26
Obra de Edna Cordeiro, de Araraquara

Com a suspensão das atividades artísticas na cidade, a equipe do Território da Arte de Araraquara 2020 aposta nas atividades online para dar continuidade aos trabalhos que envolvem a divulgação de artistas, participantes ou não dessa mostra de artes visuais realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Desde a última semana, diversos artistas estão apresentando seus ateliês, estúdios, galerias e obras, virtualmente, por meio da página do “Território da Arte de Araraquara” no Facebook e Instagram.

Nomes como: Adriano Gambim (Guarulhos – SP), Alemberg Quindins (Crato – CE), Alexis Caballero (México), Edna Cordeiro (Araraquara – SP), Fernanda Eva (São Paulo – SP), Lauro Monteiro (Paraty-RJ), Ruy César (Araraquara – SP) e Silvia Ruiz (São Paulo – SP) já podem ser conferidos na galeria virtual.

“Queremos uma janela para as artes visuais e assim cumprir com um dos objetivos do Território que é dar visibilidade para a arte e seus autores, e também estreitar os laços já que é a oportunidade de nos conhecermos melhor com esta visita em seus espaços de criação e seus processos criativos”, explica a curadora da edição 2020, Rita Michelutti.

Os artistas interessados podem enviar o vídeo pelas mensagens das redes sociais, Facebook ou Instagram, com até 5 minutos. Sob coordenação de Murilo Rangel, responsável pelo design do evento, os vídeos são analisados e, se necessário devido ao tempo, também podem ser editados. Podem participar artistas de qualquer parte do mundo.

O tema explorado no Território deste ano é “Geografia do fazer e do sentir. Nosso lugar. Tríade: ética, estética e estesia”. A curadora explica que devido à pandemia do Covid-19 a data do Território da Arte aguarda uma nova definição. Ainda, com as inscrições interrompidas, um novo período deverá ser divulgado pela Secretaria Municipal da Cultura assim que acabar o isolamento social e os serviços retornarem.

“No momento, a dica é ficar em casa. Por isso mesmo criamos essa galeria virtual, garantindo girar a ‘máquina’ do evento: os artistas podem produzir seus vídeos para participarem da galeria, assim como podem conhecer a produção e, ainda voltarem suas produções para a posterior inscrição no Território”, sugere Rita.

“Toda a população está convidada a passear pela nossa galeria e curtir bons momentos”.

Vale lembrar que o salão “físico” do Território conta com obras em pintura, escultura, desenho, gravura, serigrafia, colagem, assemblagem, readymade, fotografia, videoarte, além de instalação, intervenção, performance. “O Território apresenta linguagens inseridas no conceito de Artes Visuais e, é esse universo que estamos trazendo também nessa galeria virtual. O acesso é altamente recomendado!”, brinca a curadora. “Assim podemos prestigiar nossos artistas e também abstrair um pouco o pensamento com imagens artísticas de qualidade”.

Para acessar a galeria virtual, acesse a página “XVII Território da Arte de Araraquara” no Facebook ou “Território da Arte Araraquara” no Instagram.