As Oficinas Culturais Municipais de Artesanato estão em destaque com a exposição gratuita “Vamos Fazer?” no saguão da Câmara Municipal de Araraquara. A exposição faz parte do Panorama das Oficinas Culturais, que apresenta o resultado dos trabalhos executados pelos alunos durante todo o ano.
“Vamos Fazer?” busca incentivar a produção artesanal, mostrando o trabalho de pessoas – crianças e adultos – que usam o trabalho artesanal como arte, terapia, fonte de renda, decoração, para presentear ou simplesmente como qualidade de vida e bem-estar. A exposição reúne trabalhos confeccionados nas oficinas realizadas em instituições sociais e nos CRAS.
As professoras das oficinas de Artesanato – Estela Maris da Silva Melo, Mariana Basso, Silvana de Oliveira Santos e Vera Lúcia Mazzali – trazem à mostra, os trabalhos confeccionados pelos alunos ao longo do ano de 2022. Na exposição estão inclusas as oficinas de Crochê, Artesanato, Reciclagem e Upcycling. Ainda, a exposição abre possibilidades também para a sustentabilidade, como forma de proteger e preservar o meio ambiente.
A professora Silvana de Oliveira Santos conta que sua oficina, de Artesanato Sustentável, é realizada “com consciência, educação e muito amor”. “Como terapia ocupacional, contribui para o bem estar e qualidade de vida, além da proteção e preservação do meio ambiente.” Em Artesanato Sustentável são reaproveitados os resíduos produzidos, como plásticos, papéis, tecidos, latas e outros. “Com baixo custo e resultados surpreendentes, transformamos o que era visto como lixo em peças de decoração, brinquedos, bijuterias -entre outros.”
As alunas idosas estão no foco da professora Vera Lúcia Mazzali. “Minhas alunas são idosas, já viveram tudo o que foi possível viver, tiveram alegrias, tristezas, dificuldades e quando começaram a ver a luz no fim do túnel, resolveram parar no caminho, sentar, sorrir, jogar conversa fora e fazer crochê. Resumindo: Escolheram viver! A alegria do grupo, quando se reúnem, não tem dinheiro que pague”, orgulha-se Vera.
Para a professora Estela, as palavras que traduzem esse ano de atividades nas Oficinas, são: “superação, gratidão, acolhimento, amor, respeito, emoções e aprendizado – são palavras que me tocaram este ano e que vou levar pra vida”.
Já Mariana Basso, destaca “dedicação” e “amor” como palavras-chave para execução dos trabalhos. “Os alunos trazem suas ideias e auxílio transformando material reciclável em novos objetos, valorizando seus saberes e habilidades”, aponta a professora. A Câmara Municipal de Araraquara está localizada na Rua São Bento, n° 887, no Centro de Araraquara.