Início Cultura e Lazer

Tuyo leva suas dores e processos de cura aos principais palcos do país

O trio de Curitiba chega ao Sesc Araraquara e apresenta ao público seu primeiro álbum, Pra Curar. Passando pelo folk, com pinceladas do hip hop, do synth pop, incorporando guitarras e outros elementos e com letras escritas pelos três, cada um mostra sua perspectiva sobre processos criativos.

511
É sobre proteção, autoconhecimento e consciência

Desde o lançamento do EP de estreia, intitulado Pra Doer (2017), o grupo – formado em Curitiba – evidenciou que não pretende achatar as possibilidades e nem encontrar um formato para se encaixar em um modelo pré-existente. Ao longo das quatro faixas, soa acústico (em sua forma mais pura: voz e violão), mas também flerta com timbres eletrônicos. A dor serve de tema central e se torna o elo entre as canções.

Pra Doer pavimentou o terreno para o primeiro álbum cheio do trio, intitulado Pra Curar (2018). “O EP sugeria uma continuação e sinto que o disco completou esse movimento”, diz Lio. “É sobre proteção, autoconhecimento e consciência. E é bonito ver o sentimento das pessoas nos shows, elas acessando a si próprias; essa intenção de olhar para si permanece”, completa.

Com 10 faixas, Pra Curar tem produção assinada por Gianlucca Azevedo (Jan) e Pedro Soares (Jack). As referências passam pelo folk e também ganham pinceladas do hip hop e do synth pop, além de incorporar guitarras e outros elementos. “O disco marca uma fase, mas é uma ‘roupa’ e não algo determinante”, diz Machado, que reforça a idéia de não encaixar a Tuyo em um lugar único e comum. Mais uma vez, a unidade é encontrada no conteúdo, que traz à tona processos curativos. “Há letras de todos os integrantes”, comenta Lay. “Consigo enxergar nós três separados e, ao mesmo tempo, a triunidade que perpassa a gente. Estamos falando sobre coisas semelhantes, porém de perspectivas distintas”, pensa.

A boa receptividade junto ao público e à crítica especializada garantiu voos altos ao trio. Assim, Lio, Lay e Machado levaram (e seguem levando) as suas dores e curas país afora. Já passaram por palcos de festivais importantes, como El Mapa de Todos (RS), Rec-Beat (PE), No Ar Coquetel Molotov (edição de SP) e Se Rasgum (PA). Na próxima sexta (9) estarão no palco do Sesc Araraquara, em show gratuito que está marcado para às 20 horas. Para curtir, é só chegar.

Serviço

Show com a banda Tuyo

Dia: 9/8, sexta

Horário: 20h

Local: Garimpo

Classificação: livre