Início Cultura e Lazer

Vinte anos do 11 de setembro: Portal RCIA seleciona produções cinematográficas sobre a queda das Torres Gêmeas

Confira cinco películas relevantes, que relatam o atentado por meio de diferentes abordagens, transitando por documentários, ficção e série. Bons estudos!

32
Cena da série The Looming Tower, disponível no Amazon Prime Video. (Foto: Reprodução)

Há exatos 20 anos, a história da humanidade ganhou um capítulo a parte quando os EUA viram suas Torres Gêmeas (prédios do complexo World Trade Center) virem ao chão por conta de atentados terroristas, vitimando milhares de norte americanos.

O impacto do 11 de Setembro também foi imediato sobre Hollywood, tão acostumada a usar as Torres Gêmeas como cenário de filmes-catástrofe ou mesmo como símbolo do poder financeiro da Terra do Tio Sam.

Neste sábado, 11/09/2021, o jornalista, cinéfilo e editor de cultura do portal RCIA, Matheus Vieira, seleciona cinco produções cinematográficas relevantes, que relatam esse acontecimento por meio de diferentes abordagens, transitando por documentários, ficção e série. Bons estudos.

Quanto vale? (2020)
Direção: Sara Colangelo
O filme da Netflix conta a história do conciliador Kenneth Feinberg (Michael Keaton), encarregado de desenvolver e administrar o Fundo de Indenização das Vitimas do 11 de Setembro.

The Looming Tower (2018)
Direção: Dan Futterman, Alex Gibney e Lawrence Wright.
Baseada no livro de não-ficção de Lawrence Wright ganhador do Prêmio Pulitzer, a série The Looming Tower acompanha a crescente ameaça de Osama Bin Laden e da Al-Qaeda no final dos anos 90. A produção mostra como a rivalidade entre o FBI e a CIA pode ter, de forma não intencional, definido o caminho para a tragédia do 11 de setembro.

Reine Sobre Mim (2007)
Direção: Mike Binder
O filme conta a história de Charlie Fineman, que perdeu sua família nos atentados de 11 de setembro de 2001. O protagonista mostra como a preocupação com segurança mudou após o ataque.

Fahrenheit, 11 de Setembro (2004)
Direção: Michael Moore
O documentário resgata o momento em que o então presidente George W. Bush recebe a notícia dos atentados.

 

11 de Setembro (2002)
Direção: Samira Makhmalbaf, Claude Lelouch, Youssef Chahine, Danis Tanovic, Idrissa Ouedraogo, Ken Loach, Alejandro González Iñárritu, Amos Gitaï, Mira Nair, Sean Penn e Shohei Imamura.
Onze diretores de todo o mundo se uniram para fazer esse filme em episódios, cada um com nove minutos e 11 segundos (nine eleven) de duração, contando como o ataque ao World Trader Center foi visto/recebido em diferentes latitudes.

(Por Matheus Vieira)