O prefeito Edinho Silva, de Araraquara, já protocolou interpelação criminal no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele exige no documento que Bolsonaro preste esclarecimentos sobre declarações que tem feito de forma reiterada sobre suposto caso de que famílias em nossa cidade andam se alimentando de cães e gatos desde o início da pandemia.
Em cerimônia no Palácio do Planalto na última sexta-feira, (25), Bolsonaro repetiu novamente informações falsas contra a cidade.
Bolsonaro outra vez afirmou, sem provas, que em Araraquara a população comeu cães e gatos “para não morrer de fome”, e insinuou que o prefeito Edinho Silva era um “protótipo de ditador”. O presidente já havia dito a mesma coisa em uma live no mês passado. “Bolsonaro costuma atacar a prefeitura porque foi uma das cidades a decretar o lockdown para conter as mortes por Covid”, já respondeu em outras oportunidades o prefeito.
“Relato absurdo totalmente desprovido de prova ou fundamento”, escreveu Edinho em suas páginas nas redes sociais, completando que Bolsonaro usou “sua posição de presidente da República em manifestação oficial em evento do governo federal” para atacar a honra do prefeito.
Edinho Silva pediu que Bolsonaro responda oito perguntas ao STF, para que esclareça suas declarações públicas. O primeiro questionamento é “Com base em quais provas o senhor afirma tal fato?”.
O QUE DISSE BOLSONARO NA SEMANA PASSADA
Na sexta-feira que passou (25), o presidente da República voltou a atacar o prefeito Edinho e a dizer que – aqui as pessoas comem gatos e cães para matar a fome.
Eis o que disse Bolsonaro:
“Vocês conheceram protótipos de ditadores no Brasil, não só muitos governadores, como muitos Prefeitos. Como por exemplo, ali de Araraquara, onde se consumiu cães e gatos pá (sic) não morrer de fome. O prefeito lá tem um nome, é do PT, né, por coincidência. Vocês conheceram também ditadura de outras formas, como censura em redes sociais. Quem são os censores? Escolhidos por que critérios? Estão a serviço de quem? Querem prejudicar a quem? Imagina se tivesse o cara do PT no meu lugar, vocês não tariam aqui. Talvez não tivesse mais cães e gatos no Brasil, a exemplo da Venezuela”, disse o presidente na ocasião.
PERGUNTAS QUE DEVERÃO SER RESPONDIDAS POR BOLSONARO
Edinho pede ao ministro Luiz Fux, presidente do STF, que Bolsonaro apresente respostas para as seguintes perguntas:
• com base em quais provas ele afirma que moradores de Araraquara comeram cães e gatos;
• indique os nomes dos munícipes que, em tese, alimentaram-se de animais domésticos
• No caso de existirem essas pessoas, por qual razão não comunicou a prefeitura pelas vias oficiais sobre o caso;
• se alguma vez entrou em contato com o prefeito de Araraquara para averiguar veracidade da informação
• se nunca ponderou de que a informação poderia se tratar de uma “fake news” e que sua divulgação é prática que deve ser banida do espaço democrático
• por qual razão insistiu em propalar as informações em evento oficial do governo federal, podendo configurar crime de difamação
• por quais razões afirmou no mesmo evento que Edinho é “protótipo de ditador” e o que significa, em sua opinião, ser um protótipo de ditador
• por qual razão, apesar dos desmentidos da prefeitura, voltou a mencionar a informação, em um evento oficial do governo federal, sugerindo que a população de Araraquara passou fome extrema e foi submetida à insegurança alimentar em razão da atuação do que fala que pode configurar crime de difamação.