Em Araraquara, a celebração do Bicentenário da Independência do Brasil foi marcada por chuva e um ato cívico. A solenidade, realizada tradicionalmente pela Prefeitura em parceria com as instituições militares, foi feita nesta manhã de 7 de Setembro, na sede da Guarda Civil Municipal.
Aberto ao público em geral, o ato teve a presença de autoridades civis e militares, entre elas representantes do 13º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPMI), Tiro do Guerra, Corpo de Bombeiros e Guarda Civil Municipal.
A solenidade em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil também teve o acompanhamento da Banda Marcial Chiquinha Gonzaga e da Banda Musical Regimental do 13º BPMI.
Entre os oradores estava o prefeito Edinho Silva que destacou a importância da data, lamentou que a chuva estaria impedindo o comparecimento das pessoas que gostariam de acompanhar e comemorar a Independência do Brasil. Ele também considerou que – outras cidades a esta altura, com chuvas, estariam improvisando essa festividade.
O prefeito fez referência a importância da data, da sua passagem pelo Tiro de Guerra que lhe deu formação civica e destacou o movimento como um ato de liberdade que já vinha sendo construído pela população brasileira, antes mesmo do 7 de Setembro. Neste ponto, Edinho ressaltou a figura de Tiradentes dentro da Inconfidência Mineira, lutando pela nossa independência.
As comemorações desta manhã aconteceram em um espaço da Guarda Civil Municipal.