DAMARES E O ‘VAZA JATO’
A Polícia Federal cumpriu no dia 02, mandado de busca e apreensão em endereços da deputada federal Carla Zambelli (PL) e prendeu, em Araraquara, Walter Delgatti, conhecido como hacker da “Vaza Jato”. A PF investiga a contratação de Delgatti por Zambelli para invadir sistemas da Justiça para inserir conteúdos falsos ligados ao ministro Alexandre de Moraes e assim demonstrar a vulnerabilidade do Poder Judiciário e das urnas eletrônicas.
‘VAZA JATO’ ABRE O BICO
O hacker araraquarense abriu o bico e contou parte das tramas da deputada Carla Zambelli (PL) e escondeu mais coisas com receio de ser morto pela malta bolsonarista, informou sua defesa. Primeiro Zambelli queria que Delgatti invadisse o sistema de urnas eletrônicas para assim desacreditar a eleição, anulá-la e possibilitar o golpismo tramado pela cateva de Bolsonaro. Segundo analistas “eles sabiam que perderiam a eleição e tramavam o golpe”!
RECEBEU R$ 13, 5 MIL
Zambelli, segundo Delgatti, teria lhe dito que se não conseguisse invadir as urnas eletrônicas, usasse de seus conhecimentos para invadir o celular do ministro Alexandre de Moraes e roubassem mensagens que comprometessem o presidente do TSE para melar a eleição de Lula. Para realizar esses trabalhos, Walter Delgatti teria recebido R$ 13.500,00 via Pix de assessores ligados a Zambelli e que outras missões estariam em seu caminho.
DELGATTI E BOLSONARO
A prova de que o plano era levado a sério veio quando o hacker foi levado ao Palácio da Alvorada para uma reunião com o então presidente Jair Bolsonaro. Lá o presidente lhe teria encomendado a invasão das urnas eletrônicas. Como ele não conseguiu, invadiu o sistema para criar um mandado de prisão fajuto contra Alexandre de Moraes. A coisa parece maluca, mas teve gente que chorou em Brasília com a notícia falsa de um estado de sítio em 2021.
DELGATTI CONSULTOR
Além de ter ido ao palácio onde morava Bolsonaro, o hacker teria participado de reuniões no Ministério da Defesa. O advogado de Delgatti disse ao GloboNews que seu cliente contribuiu com questionamentos feitos pelos militares ao TSE sobre às urnas. O hacker ficou famoso quando interceptou mensagens de autoridades da Lava Jato, em 2019, e as repassou ao site The Intercept Brasil, revelando o escândalo de conversas entre juízes e procuradores.
DEVERÁ SER CASSADA
Carla Zambelli que tenta esconder a participação de Jair Bolsonaro na tramoia, poderá ter o mandato cassado, pois está sendo abandonada como sempre tanto pelo ex-presidente, quanto por seus pares na Câmara. O PT desistiu de representar contra a deputada no Conselho de Ética da Câmara. A avaliação é que, do ponto de vista criminal, a questão estaria encaminhada via PF, PGR e STF. De todo modo, nos parece que a deputada não foge de perder o mandato.
LULA X CENTRÃO
A queda de braço entre Lula e o Centrão continua empatada. O presidente não quer entregar ministérios caros ao seu Governo e a turma de Arthur Lira deseja ministérios robustos que para eles são: Desenvolvimento Social (do Bolsa Família), Esportes e Caixa Econômica Federal. Lula quer entregar ao bloco, Ciência e Tecnologia, Portos e Aeroportos e vice-presidências da CEF. Eles consideram estes, “ministérios de quinta categoria’. Veremos quem vence a batalha!
NOVENTA X TRINTA
O Centrão reclama que no início do Governo, Lula entregou nove ministérios a partidos fora de sua base eleitoral: MDB, PSD e União Brasil e nenhum devolveu a quantidade de votos que desse maioria ao Governo no Congresso. Argumentam que MDB com 43 deputado e fidelidade de apenas 30, não poderia jamais concorrer com mais representatividade que o Centrão que promoveria um acréscimo de cerca de 90 votos à base de lula na Câmara dos Deputados.
ENFIM OS JUROS CAEM
Enfim, depois de 32 meses, o Comitê de Política Monetária do Banco Central reduziu a taxa básica de juros em 0,5%, caindo de escorchantes 13,75% para 13,25%. É pouco, mas já alegrou o mercado, o crédito e a esperança de crescimento. O Comitê que tem dois indicados de Lula (Gabriel Galípolo e Ailton Aquino), empatou inicialmente na votação, em quatro a quatro, porém, mais benevolente, o presidente Roberto Campos Neto desempatou: 5 a 4 pela queda.
‘DEFESA DA HONRA’
Enfim o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, no primeiro dia após o recesso do Judiciário, a tese de “legítima defesa da honra” para crimes de feminicídio. A partir de agora – apesar dos tribunais já levarem em conta essa questão – definitivamente a “defesa da honra” não poderá ser usada para absolver réus em tribunais de júri. Antes, um assassinato ou agressão poderiam ser aceitáveis quando supostamente a vítima ferisse a honra do agressor. Ainda bem, valeu!
MACONHA SERÁ LIBERADA
Analistas consideram pelo andar da carruagem que o STF vai descriminalizar o uso de pequena quantidade de maconha por um usuário – em julgamento em curso – mas deixaria de fora outras drogas como cocaína, heroína etc. De modo que haverá droga constitucional e outras inconstitucionais. Só o ministro Gilmar Mendes, votou pela despenalização de todas as drogas. Outros três: Fachin, Barroso e Moraes, preferiram limitá-la somente à Cannabis. Bom, pelo menos temos algum começo… A descriminalização parcial antes da legalização total, um dia!
UMA ALMA QUE VOAVA
Estava em viagem e não pude sequer me despedir e nem prestar homenagem ao meu amigo José Roberto Cabrera – O TECÃO – que partiu aos campos de caça e bares dos céus. Mas eu te bebi, amigo, como um bom índio faz, lembrando de sua alma que voava, na alegria de ter voado com você! Triste a gente ficou, seus familiares, amigos, alunos e, não só a cidade, mas toda uma região! Mas quando digo alegria, falo de sua força de viver e espalhar bondades e sorrisos até para quem não conhecia. Essa será para sempre a sua marca! Nunca vi, em Tecão, sequer um dia de tristeza! Não tinha tempo ruim… Todos os dias eram dias de se celebrar à alegria e a amizade! Ensinou como ninguém, compôs como poucos e divulgou como um gigante, que era, a MPB aos quatros pontos cardiais da terra! Sua alma vai voar nos céus como pó de areia, mas a sua história, o seu exemplo, vão ficar para sempre conosco, seus amigos!