Home Destaques

Golpe segue: deputada com sobrenome de Bolsonaro pleiteia Prefeitura em Matão

José Maria Viana escreve sua coluna nos fins de semana no RCIA; sociólogo e jornalista dos bons, Viana está falando nesta edição do golpe dado por Adilson Barroso, antigo presidente do Patriota, hoje no PL, que lançou a filha como deputada estadual com o nome de Fabiana Bolsonaro. E foi eleita. Eita Brasil.

54
Fabiana Barroso foi eleita vice-prefeita da cidade de Barrinha, no interior de São Paulo, dois anos atrás. Era filiada do Patriota, partido então presidido no país por seu pai, Adilson Barroso; depois virou Fabiana Bolsonaro para ser deputada graças a esperteza do pai sobre os incautos

PARAQUEDISTA EM MATÃO
Uma das coisas mais inusitadas está ocorrendo em Matão… Vejam que a ex-vice-prefeita de Barrinha-SP, região Metropolitana de Ribeirão Preto, Fabiana de Lima Barroso, decidiu ser candidata a deputada estadual pelo PL. Em vez de colocar seu nome na urna, colocou Fabiana Bolsonaro para se fazer passar por parente do ex-presidente, enganar os incautos e ganhar votos. Conseguiu se eleger deputada estadual com 65.497 votos.

MAIS VOTOS EM MATÃO
A moça tem 29 anos apenas. Em sua cidade, Barrinha, recebeu apenas 1.565 votos, 9.42%dos válidos, lá, onde é conhecida por outro nome e tinha sua residência eleitoral. Mas em Matão, onde ninguém a conhecia, recebeu mais votos: 1.835, 4.20% dos válidos. Os eleitores de Matão, achando que ela era parente do Bozo, descarregaram votos nela, que ficou atrás apenas de Márcia Lia (1.956 votos), de Araraquara, e Sônia Moura (10.740 votos), de Matão!

MANCOMUNADA
A agora deputada, esperta – mancomunada com o seu partido PL, de Waldemar da Costa Neto e Jair Bolsonaro, na estratégia sem vergonha de ganhar maior número de prefeituras – decidiu mudar a sua residência eleitoral para Matão e sair candidata a prefeita da cidade vizinha e tentar derrotar o prefeito do PT, Cido Ferrari, que concorre à reeleição e lidera todas as pesquisas de opinião como favorito. Pode isso Arnaldo? É um despropósito dos mais absurdos!

ENGANANDO ELEITORES
Fabiana de Lima Barroso pretende mais uma vez enganar os eleitores de Matão, se fazendo passar por filha ou parente de Jair Bolsonaro e faturar a Prefeitura! Esse tipo de desfaçatez deveria ser proibido pela Justiça Eleitoral e considerado crime, uma vez que a lógica é a da enganação do eleitor, pior do que Fake-News. Os eleitores de Matão, de nossa cidade irmã, precisam saber que isso é golpe, que ela é uma aventureira-paraquedista como seu aliado Tarcísio de Freitas, governador, que se aliou ao agronegócio e ganhou sem conhecer SP!

NA TERRINHA
Pré-campanha por aqui somente a de Eliana Honain (PT), os demais três pré-candidatos dormem um sono tranquilo confiando na sorte que é pura superstição ou em nomes como os de Jair Bolsonaro e Tarcísio de Freitas que o conduziriam à glória. Edna Martins (PSDB) que deixou o partido na mão em 2022, continua indecisa. Liderança do PSDB disse à Seção que ela demonstrou alguma intenção em ser candidata a prefeita, mas não bateu o martelo ainda.

CANDIDATO EM SÃO PAULO
A moleza e a falta de atitude dos candidatos tucanos não somente aqui, mas Brasil afora, afunda cada vez mais o partido que já foi o sonho da social-democracia brasileira. Governou São Paulo por 28 anos, igualmente Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Hoje não passa de um espantalho! O deputado federal Aécio Neves mais o ex-governador Marconi Perilo lutam para lançar um candidato próprio à Prefeitura de São Paulo. No momento, apenas Andrea Matarazzo se dispôs e colocou seu nome à disposição da agremiação.

VICE PARA RICARDO NUNES
A delegada Raquel Gallinati é o nome preferido entre as lideranças do PL para ser a vice na chapa de Ricardo Nunes (MDB) que busca à reeleição para a Prefeitura de São Paulo. Como é o maior partido entre os que apoiam o emedebista, o PL deverá ter preferência na escolha. Os dirigentes avaliam que ela seria a resposta perfeita frente à escolha de Marta Suplicy para ser a vice na chapa de Guilherme Boulos. É mulher e diretora de associação de delegados de polícia. Na previsão das campanhas, a segurança deverá ser o principal tema da eleição em SP.

BANCADA EVANGÉLICA
Líderes da Bancada Evangélica no Congresso Nacional dizem ter visto como ataque político do Governo Lula (PT), a suspensão de isenção de impostos a pastores. Instituída em julho de 2022, na gestão Jair Bolsonaro (PL), a medida está sob investigação do Tribunal de Contas da União (TCU). “Para um governo que diz reconhecer a necessidade de aproximação com o segmento, um movimento desses é incompreensível”, diz o deputado Silas Câmara (Rep-AM).

BULLYING VIRA CRIME
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou lei que inclui o bullying, inclusive o virtual (pelas redes sociais), no Código Penal, e aumenta a pena de vários atos contra menores por considerá-los crimes hediondos, entre eles homicídios em escolas. A proposta cria também a Política de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, que deverá ser feita por meio de um plano nacional, revista a cada dez anos. Boa presidente!

A PSICOLOGIA DO SONHO
Para Sigmund Freud, o sonho constitui “uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)”. Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente. Pesquisadores da Universidade Harvard dizem que os sonhos são apenas resultado do processamento do cérebro e também um processo de memorização. Mas facilitam “o aprendizado e a imaginação em sua forma mais produtiva”.

SONHOS QUE IMPRESIONAM
Para mim sonhos são apenas sonhos bons ou ruins, mas alguns me impressionaram. O penúltimo foi quando estive com Jesus, seus irmãos e Maria sua mãe. São José havia sido crucificado um dia antes. Entrei em Nazaré pela estrada de Jerusalém, a casa de Jesus era a segunda, presa na montanha. Cercada ao lado de madeira. Entrei, pois era parente, e fui para consolar Tiago, 11 anos que estava inconsolável com a triste morte de seu pai, José.

CHORO COM MARIA
Em vez de paredes internas, a casa tinha apenas uma esteira de cima a baixo que encobria o arremedo de cama de Maria e José. Numa roda estava eu, Tiago à esquerda, Jesus (12 anos), na minha frente, Lísia (10) à direita e Lídia, 6, na frente. Tiago jogou minha sandália debaixo da cadeira de José, rindo, fui buscá-la e vi Maria arrumando lençóis na cama. Fui até ela, lhe dei um abraço e começamos a chorar convulsivamente pela morte de José. Acordei chorando!

VEIO ME BUSCAR
Sonho que me deixou pensativo. Estava conversando com algumas pessoas e aparece ao meu lado uma namorada minha que havia morrido, a Leide. Linda, nova, mas era como um avatar, azul. Só eu a via. Depois conversávamos e outras almas riam ao nosso redor. Novamente conversava com alguém, ela ao meu lado ria e tomou uma cor normal como se tivesse ressuscitado. Eu lhe disse você veio para ficar comigo, não é? Ele me respondeu: “Não, eu vim te buscar! Você é quem vai comigo”! Eu: meu filho é novo precisa ainda de mim. Acordei. Pensei na carta que havia escrito às estrelas ao meu pai e minha mãe quando fiz 62. Falava da saudade, que havia passado o papai – morreu com 61 – e que me sentia um pouco fraco…