Home Cidade

Eleições em Araraquara devem se definir com voto útil no cantar do galo entre Eliana e Lapena

O sociólogo e jornalista José Maria Viana nos delicia com sua aguardada coluna política n os fins de semana no RCIA. Nesta edição o companheiro nortista fala do empate técnico entre Eliana Honain e Lapena, eleições para prefeito em Araraquara. Para Viana, Eliana pode estar um "tiquinho" na frente.

0
Polarização entre esquerda (Lula) e direita (Bolsonaro) envolvendo Eliana Honain (PT) e Lapena (PL), em Araraquara

COMEÇOU A DISPUTA
Foi dada a largada, dia 16, às eleições que serão realizadas no próximo dia 6 de outubro, nos 5.570 municípios do país. Em São Paulo, a disputa se dará em 645 municípios do Estado. Dado o número de candidatos e grupos políticos que vão rivalizar, os prognósticos se tornam difíceis na maioria das cidades. Neste ano, temos um dado adicional que deixa o pleito ainda mais imprevisível: a nacionalização ou polarização, um duelo velado entre Jair Bolsonaro-Lula Silva.

ORGULHO NACIONAL
Por outro lado, vale destacar – nesses complicômetros que aparecem de repente e que insistem em permanecer atazanando nossa vida – que, graças ao excepcional funcionamento das urnas eletrônicas no país, os resultados sairão rápido, de forma transparente, sem mácula, um feito que deveria ser motivo de orgulho nacional. Pois se existe algo que realmente funciona no nosso sistema público, são as apurações conduzidas pelos tribunais eleitorais. Trata-se de uma das mais expressivas conquistas da nossa construtiva democracia.

DEBATE EM ALTO NÍVEL
Uma democracia que nem sempre é valorizada e respeitada. É natural que pessoas saiam insatisfeitas se seu candidato perde para o opositor, mas não é aceitável que se façam levantes ou mandem às instituições às favas. Episódios que aconteceram nos EUA, a patacoada na Venezuela e 8 de janeiro no Brasil são condenáveis. A alternância de poder é o que há de mais sagrado na democracia, enquanto a polarização piora o cenário: abusa do recurso do ódio ao diferente. Aqui vamos manter um pouco de lucidez e muita luz num debate de alto nível.

MELHORAR POLÍTICAS PÚBLICAS
Em Araraquara nossos cinco candidatos a prefeito – e os 271 a vereador – já estão nas ruas e por enquanto o debate mantém-se em bom nível, apesar do ódio que traz a nacionalização da eleição na cidade. Espera-se deles, mais programas e menos elogios a si próprios de que sabem o que fazer (então digam como), que estão preparados! O debate é como vai funcionar a Saúde, como garantir mais Segurança, entregar a Educação de qualidade, a Zeladoria; como melhorar o transporte coletivo que vive seus piores dias; como gerar mais empregos…

PRECISA-SE DE ESTADISTAS
Nossos candidatos a prefeito foram divulgados nessa ordem pelo TSE: Doutor Marcos Garrido (PSD) – 55 – Dr. Lapena (PL) – 22 – Eliana Honain (PT) – 13 – Pedro Tedde (Novo) – 30 – Tiago Pires (PCO) – 29. Dos cinco, apenas Eliana tem experiência em políticas públicas e Tedde, no ramo empresarial. Os demais, como diria Orestes Quércia, “nunca administraram um carrinho de pipoca”, o que não quer dizer que chegando lá, não possam tornarem-se estadistas.

VOTO CONSCIENTE E SENSITIVO
Por enquanto a disputa se faz acirrada entre Lapena e Eliana que estariam empatados pelas pesquisas e devem continuar até o final, quando um dos dois, enfim será coroado. Está decidido, não, ainda tem exatamente um mês de campanha. Qual dos dois será capaz de entregar mais experiência conferível e vender esperanças? A margem do voto consciente é a menor desta vez! O voto, em sua maioria é sensitivo! Minha experiência diz, eu vejo nas ruas: Eliana leva uma ligeira vantagem no voto consciente de centro que analisa todos os cenários. Mas, nada está definido e voto útil pode ter influência no resultado.

PIB SURPREENDE
Uma das melhores notícias dos últimos tempos – só menor que a manutenção da democracia e derrota do golpistas – é o crescimento PIB do país, de 1,4% no segundo trimestre, em relação aos três meses anteriores, bem acima das projeções de analistas atentos ao movimento da economia. A alta é a maior desde o quarto trimestre de 2020 (3.7%). O Ministério da Fazenda deve revisar para cima a previsão do PIB de 2024, antes de 2.5% para então 3% cravados.

INVESTIMENTOS
O melhor de tudo isso – além do consumo das famílias, os gastos do Governo em políticas sociais – que segundo o IBGE contribuíram para o crescimento do PIB e esperança dos brasileiros – são os investimentos produtivos na economia! É muito bom! Os investimentos avançaram 2.1% e tanto o consumo das famílias quanto os gastos do governo cresceram 1.3%. O agronegócio que desde muito tempo age como motor de nossa economia, recuou 2.3%. Agora teme-se a inflação, controlada, que tende a subir com a consequente alta dos juros.

APOIO A MORAES/STF
Estendo nosso apoio total ao ministro Alexandre de Moraes (e STF), relator do processo das fake-News, pela suspensão da Rede Social X do bilionário extravagante Erlon Musk, em todo o território brasileiro. Este país – apesar de suas recaídas constantes ao atraso de mundos que não são civilizados – Não é o quintal da orgia sem lei, onde um poderoso, pode pisotear e espalhar todo tipo de ódio como sua rede faz pelo mundo! Teria que suspender para sempre!

COMEÇANDO A BRIGA
Entenda porque Moraes endureceu com Musk, depois que ele assumiu o Twitter e mudou para X, negando os pedidos de remoção de conteúdos de ódio/antidemocráticos que atingiam as eleições. Em 2022, o TSE firmou parceria com as redes sociais para, por meios de alertas, recomendar exclusão de publicações que, na avaliação da Corte, espalhavam mentiras ou discursos de ódio. Passado o pleito, Musk decidiu não concordar mais com pedidos de Moraes.

MULTA CONTRA CONTEÚDOS
Moraes vendo que os conteúdos continuavam à revelia de seus pedidos e que Musk passou a chamá-lo de ditador, o ministro, então presidente do TSE, decidiu mudar de postura. “Vamos endurecer com eles”. Pediu relatórios sobre os casos negados, solicitando que fossem enviados ao processo das Fake-News. “Vou mandar remover sob pena de multa”. Foi pedida reunião com representante do X na América Latina, Hugo Rodriguez, que disse: “Musk manda em tudo sozinho, nada posso fazer”. Aí as multas continuaram até a atual suspensão da rede.

MINHA PRIMA LIAZINHA
Desculpa o particular. Ontem morreu de câncer, aos 45, minha querida prima, uma irmã, Ireniza Maria da Silva, a Liazinha. Chorei muito! Era jovem demais! Ela veio para cá estudar conosco (mais seu irmão Bimba), fez faculdade em Franca. Depois voltou e servia em Humaitá! Quando adolescente, eu ia para Humaitá e a mãe dela, Altamira, só deixava ela sair comigo… A gente era grudado! Uma pessoa doce, sorridente! Não preciso dizer que estou abalado como toda minha família. Não acredito em vida após a morte para te dizer minha querida priminha que um dia te verei no céu… Mas tenho certeza que todas às vezes que olhar para o céu, como olho para o rio Madeira, verei um ponto de luz brilhando como pó de planeta que todos viramos após a passagem. Meu amor será eterno por você e as lembranças de tudo que fizemos juntos, ficará na nossa alma sempre com todas as lembranças com muita saudade!