
Decreto publicado no sábado (25) pela Prefeitura do Município de Araraquara em sua página de Atos Oficiais, estabelece atualização do valor venal dos imóveis em 5,17%. O reajuste anunciado já terá validade no começo de 2026 quando os contribuintes, mediante o recebimento do carnê, começam a efetuar os pagamentos.
De acordo com a Prefeitura, o reajuste ora aplicado está baseado no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado entre outubro de 2024 e setembro de 2025. No ano anterior, 2024, o índice percentual foi de 4,24%, claramente menor ao que será colocado em prática no ano que vem.
Para isso, o governo municipal buscou justificar o percentual, alegando que o estudo vinha sendo realizado por profissionais de algumas áreas, chegando-se contudo, a conclusão de que havia uma defasagem de até 40% em relação a municípios próximos.
A Prefeitura Municipal informa que o pagamento sendo feito à vista terá desconto de 3%, com o vencimento em 12 de janeiro; porém quem optar pelo pagamento parcelado poderá pagar em quatro vezes para valores que venham atingir R$ 250. Também neste caso, a primeira parcela ocorrerá no dia 12 de janeiro.













