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70% dos araraquarenses pretendem ir às compras para o Dia das Crianças deste ano

O ticket médio estimado em R$ 233,45 para a aquisição dos presentes será maior em relação ao ano anterior, se confirmado; valor representa aumento nominal significativo de 53,4%, ou R$ 82,28 em relação a 2021

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Dia da Criança está entrando na lista das datas mais festejadas pelo comércio

O Dia das Crianças, que ocorre no próximo dia 12 de outubro, abre o calendário de datas comemorativas do varejo do último trimestre do ano. Para avaliar o comportamento dos consumidores e identificar de que forma a atual conjuntura deve afetar as vendas na ocasião, o Núcleo de Economia do Sincomercio Araraquara promoveu uma Pesquisa de Intenção de Compras para a data na cidade.

De acordo com os resultados, 70,7% dos consumidores araraquarenses pretendem ir às compras neste Dia das Crianças, percentual maior que os 61% dos que presentearam em 2021. E dentre os que não pretendem ir às compras, metade alegaram motivos financeiros, 33% afirmaram não ter a quem presentar e 17% disseram que não estará junto presencialmente ou usará outras formas de homenagear.

Este ano, filhos, sobrinhos e afilhados serão os mais presenteados com 30%, 26% e 24% das indicações, respectivamente. Além disso, 9% estão buscando um presente para o neto, 7% presentearão a irmã(o) mais nova(o) e outros 4% escolheram o filho(a) de um amigo(a) para homenagear em 2022.

O Núcleo de Economia realizou também uma série de perguntas com o intuito de avaliar o perfil dos consumidores e suas preferências em relação às compras. De modo geral, a grande maioria dos entrevistados, entre todas as faixas de idade, acreditam que os preços estarão maiores esse ano em relação ao ano passado (88%). Ao mesmo tempo, 71% afirmam que a sua situação financeira está pior quando comparada ao início da pandemia.

Distribuição amostral dos entrevistados para a Pesquisa de Intenção de Compras de Dias das Crianças – outubro/2022

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Ticket médio elevado, forma de pagamento e segmentações

Se confirmado, o ticket médio de 2022 para a compra dos presentes (R$ 233,45) será maior em relação ao ano anterior. O valor representa aumento nominal significativo de 53,4%, ou R$ 82,28 em relação a 2021, quando os consumidores revelaram intenção de gastarem, em média, R$ 152,17. Em termos reais, descontando os efeitos da inflação que acumula alta de 8,73% nos últimos 12 meses, houve, elevação de 42% no ticket médio esperado para a data.

“Esse aumento do ticket médio em termos reais vai em direção oposta ao depoimento da maioria dos consumidores que afirmaram intenção de gastarem aproximadamente o mesmo valor que no ano passado ou ainda investirem um pouco menos nos presentes desse ano, como relatado por 41% e 38% dos respondentes, respectivamente”, afirma Icaro Zancheta, pesquisador do Núcleo de Economia do Sincomercio.

Em relação à forma de pagamento, o número de interessados em fazer as suas compras com cartão de crédito a prazo (parcelado) foi o grande destaque. Em 2021, apenas 16% dos entrevistados pretendiam pagar os presentes nessa modalidade, enquanto 56% fariam o pagamento no ato da compra – usando cartão de débito ou dinheiro. Este ano, 38% deverão comprar os presentes a prazo usando o cartão, enquanto 41% optarão pelo pagamento no ato da compra.

Ainda segundo a pesquisa, os estabelecimentos mais procurados nessa época não sofreram alteração em relação aos últimos anos e as lojas de brinquedos seguem sendo as mais buscadas (63%), seguidas pelas de artigos de vestuário (21%), livros (9%) e videogames e instrumentos musicais, ambos com 3%. Além disso, 3% dos não definiram o que comprar.

Segmentos mais procurados no Dia das Crianças em Araraquara – outubro/2022

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Entre os brinquedos, predominam os itens de fantasia, arte e atividades que correspondem a 20% das respostas dos consumidores. Na sequência, bonecos ou pelúcias, carrinhos e miniveículos e artigos esportivos ou jogos de tabuleiro são a preferência de 17%, 15% e 9%, respectivamente.

Comércio local deve incorporar maior parcela das vendas

A modalidade presencial segue sendo a mais procurada pelos consumidores, com 76% das intenções de compra – mesmo resultado do ano anterior – enquanto 17% afirmaram que vão adquirir os presentes pelo e-commerce e outros 7% comprarão pela internet com retirada na loja física. A web foi apontada ainda como um meio de pesquisa e comparação de preços, servindo como base para as decisões de 78% dos entrevistados.

O público também foi questionado sobre quando devem realizar as compras e, como esperado, a maior parcela (73%) deverá optar pelos últimos dias que antecedem a data, sendo que 14% efetuarão a compra dos presentes apenas na véspera ou no Dia dos Crianças. E o comércio local deverá ser beneficiado por essa tendência, visto que mais de 71% farão suas compras na última semana, utilizarão a modalidade presencial no comércio de Araraquara.

Gerações e Perfis de Compra

Além do perfil intergeracional, que engloba preferências gerais dos consumidores, o Nucleo de Economia elaborou avaliações geracionais dos entrevistados, buscando destacar as tendências e diferenças entre os indivíduos com diferentes faixas etárias.

 A geração dos Baby Boomers, que engloba indivíduos entre 58 e 76 anos, é, de acordo com a pesquisa, o grupo que mais relatou complicações financeiras após a pandemia (87,5%). Apesar disso, são eles, que mais utilizam o cartão de crédito em relação ao débito nas compras cotidianas (63%). Os Baby Boomers são também os consumidores com maior confiança no comércio local em relação a modalidade virtual (7 em cada 8 respondentes) e os que, proporcionalmente, mais pretendem ir às compras nas lojas físicas, com 100% dos entrevistados.

Preferências dos consumidores em Araraquara – outubro/2022

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

Fonte/Elaboração: Sincomercio Araraquara

A geração X, com idade entre 42 e 57 anos, é a que possui o segundo maior ticket médio (R$ 268,75), ficando atrás apenas dos Baby Boomers (R$ 300,00). São eles os que tem maior pretensão de utilizar as lojas virtuais para as compras (37,5%) e o grupo com a menor fidelidade aos estabelecimentos, apenas 27,3% afirmaram realizar compras sempre nas mesmas lojas.

Já a geração Y, que trata de indivíduos entre 26 e 41 anos de idade, são o grupo a apresentar o maior percentual de utilização do cartão de crédito para efetuar as compras, com 7 em cada 9 entrevistados. Além disso, embora sejam a segunda geração a mais utilizar a internet para pesquisar e/ou comparar produtos (78%), os Millenials são os que demonstraram maior fidelidade aos estabelecimentos para as compras de Dia das Crianças, com 55,6% dos avaliados. Foram a única geração a relatar a utilização da compra online com retirada em loja física.

Por fim, a geração Z, que inclui pessoas com 25 anos de idade ou menos, é a que possui o menor ticket médio (R$136,67) e também os que mais utilizarão o pagamento à vista, seja por meio do cartão de débito ou dinheiro, com 2 a cada 3 entrevistados. A iGeneration é a que mais utiliza a internet para comparar preços antes de efetuar a compra (84,6%) e os que tem maior indiferença entre comprar nas lojas físicas e pelo e-commerce.