Home Cidade

A despedida de um dos mestres da fotografia em Araraquara neste domingo: Henrique Santos

Henrique sempre teve um envolvimento muito forte com a comunidade; não bastava seu talento como profissional, nem as imagens que pontuavam sua vida profissional, mas ficam os gestos de bondade em ter trabalhado para pedir e alimentar os necessitados. Seu sepultamento acontece neste domingo, 10h.

30

Aos 56 anos de idade faleceu neste sábado (25), Henrique José dos Santos, que Araraquara sempre teve na conta, como um dos mais brilhantes profissionais da fotografia e conhecido como o Homem do Tempo pelas suas previsões meteorológicas feitas em órgãos de imprensa e também nas redes sociais. Esse era o seu jeito alegre e brincalhão de um talentoso fotógrafo que mantinha no exercício da sua profissão um sorriso indescritível.

Não eram poucos os que cotidianamente ligavam para ele buscando saber – se naquele dia, ia chover na cidade. Acometido por uma doença, Henrique lutou bravamente, sempre com o semblante de que seria o vencedor. Aceitar então uma partida fora do combinado parece ter sido a tônica de quem – atenderia o chamado do Mestre.

No início da sua carreira teve uma rápida passagem pelo jornal O Imparcial, porém dado seu profissionalismo buscou seguir uma carreira solo por longos anos pontuando marcantes imagens que o levaram a atender o Clube Araraquarense e o Clube Náutico. E assim foi a vida do querido e respeitado fotógrafo, permanente presença no quadro dos maiores profissionais que a cidade já conheceu.

Com uma nota de pesar a Prefeitura de Araraquara lamentou profundamente o falecimento de Henrique Santos, tratando-o como pessoa solidária e um artista dedicado à fotografia. Como presidente do Cine Fotoclube Aracoara, Henrique trabalhou para fortalecer o grupo e promover a cultura fotográfica em nossa cidade.

Ressaltou ainda que Henrique também participou ativamente do grupo Viva, demonstrando seu compromisso com ações solidárias e com a comunidade. “Que suas imagens continuem a inspirar e iluminar nossos caminhos. Aos familiares e amigos, estendemos nossos sentimentos e o desejo de força neste momento difícil”, ponderou a nota oficial da prefeitura.

Nas redes sociais, Cristina Caldas Smirne disse: “Vá em paz Henrique Santos, meu amigo de tantos anos… estou arrasada com a notícia… que Deus e os espíritos amigos o recebam no melhor lugar… Que todo o bem que vc fez aqui sejam pegadas de luz iluminando seu caminho na nova morada… Que sua querida família receba todo amor e forças pra suportar essa dor… Todos nós que ficamos, perdemos de alguma maneira sem a sua presença por aqui”.

A cantora Nalini lembrou de uma passagem profissional do fotógrafo que já deixa saudades: “Homem do Tempo, acabou seu tempo ou o tempo aqui foi pouco pra tanta bondade que existia no seu coração? Homem do tempo, você registrou tantos tempos bons em sua lente, tempos que não voltam e tempos nublados que pelas suas lentes se tornaram lembranças de lugares onde o tempo não passava; crianças hoje crescidas, adultos hoje idosos e idosos hoje estrelas. Homem do tempo como será o tempo agora sem suas postagens, o tempo irá correr ou parar, não, nada para o tempo. Amigo, profissional que deixa hoje um legado, uma história, uma vida linda em seu curto TEMPO. Vá em Paz querido amigo, sentirei saudades.

André Ágate deixou ao amigo uma mensagem: “Recebo agora, com muito pesar, a notícia do falecimento do Henrique Santos. Henricão meu caro, que o seu espírito criativo, sua simplicidade, seu olhar artístico, sua alma de luz e sabedoria sirvam como legado e lição para os que ficam!”

Deixando esposa, filhas, demais familiares e amigos, Henrique Santos terá sua homenagem de despedida, no Memorial Fonteri Unidade 1, com início às 06:00h. Seu sepultamento será realizado neste domingo no Cemitério São Bento de Araraquara, às 10:00h.