Home Destaques

A importância do título de cidadã a Leci Brandão, segundo Edson Hel

O vereador marcou a entrega do título para 19 de Setembro às 19h na Câmara Municipal, onde pretende com este ato homenagear toda a comunidade afro

987
A vice-presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo, Alessandra de Cássia Laurindo e o vereador Edson Hel (PPS)

Após ataques e questionamentos sofridos pelo vereador Edson Hel (PPS), nas redes sociais devido ao fato dele oferecer um título de cidadã araraquarense á cantora e parlamentar Leci Brandão, o Portal RCIA procurou o edil na tarde desta quarta-feira (28) para entender os motivos e explicar aos internautas.

Edson diz que nos três anos de seu mandato, ofereceu três títulos. O primeiro foi a Daniel Ianni, que nasceu na cidade de Taquaritinga, em 13 de dezembro de 1930. Ianni só cursou até o terceiro ano primário, pois tinha que trabalhar para ajudar no sustento da casa.
Sempre foi artista, cantor e instrumentista. Integrante do Trio Coringa de bossa nova e bolero, formado em 1956, que fez muito sucesso na década de 1960, apresentando-se com diversos artistas de renome nacional. Conheceu Airton e Lolita Rodrigues, Mazzaropi e muitos outros. Cantou até no “Jô Soares Onze e Meia”.

O segundo foi para a professora D. Amelinha que faz parte dos Vicentinos, o qual Edson é membro permanente. Ele conta que construíram um salão de festas ao lado da Igreja Santa Terezinha que também leva o nome dela. Ele aguarda ainda uma data oportuna para que ela se restabeleça para vir receber seu título.

Entregou também o Diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal a Osvaldo da Silva, o Bogé, de 86 anos, que foi o fundador da Escola de Samba Estrela de Vila Santana em 1968, morador do Santana desde a década de 1950.

O vereador diz que sempre gostou de música, principalmente samba, onde tem vários amigos no samba desde sua juventude. “Sempre tive muita afinidade com a população Afro”.

Hel ressalta que os ataques direcionados a ele, muitos eram partidários e que ele não leva seu mandato para o lado partidarista: “tudo que eu voto, voto naquilo que acredito e em favor da população, quem me conhece sabe como trabalho”.

Diz que o que lhe motivou a dar o título a Leci, além de gostar muito dela e ser seu fã, foi o fato da parlamentar colocar o Projeto de Lei 886 / 2013 que foi transformado na Lei nº 15404 /2014 de autoria da Deputada Estadual Leci Brandão (PCdoB), onde inclui no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, o “Baile do Carmo”, na ocasião em que a festa completava 125 anos, este ano o baile completou 131. Além de classificar Araraquara como de interesse turístico através da lei Lei nº 16.566/2017.

Vale destacar que a cantora está em seu terceiro mandato como deputada. E como parlamentar, Leci Brandão se dedica à promoção da igualdade racial, ao respeito às religiões de matriz africana e à cultura brasileira.

“Eu tive a oportunidade de conhecer a pessoa humana que é a Leci e a luta que trava diariamente em nome do seu povo”, afirma Hel.

Leci também trouxe para Araraquara em julho de 2012 o lançamento da “Cartilha Negro Cidadão”, única cidade da região a receber este evento. Seu conteúdo e ilustrações ensinam de maneira simples os princípios da constituição, o direito e a cidadania. Com a proposta de levar informação e fazer com que ela seja um instrumento de combate ao racismo.

A vice-presidente do Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de São Paulo, Alessandra de Cássia Laurindo, que coordenava o Centro de Referência Afro na gestão passada, e que estava presente no gabinete de Edson Hel no momento da reportagem, explica que Leci enviou uma emenda parlamentar para a Coordenadoria da Igualdade Racial, em 2015 no valor de R$ 120 mil, para a compra de equipamentos. “Foi o primeiro órgão de Araraquara a ser equipado com uma emenda parlamentar, e através dela pudemos ampliar nossos programas e desenvolver nossas oficinas, onde atingimos na época 830 alunos. Com este dinheiro foi comprado som e mesa de som, cavaquinhos e máquinas fotográficas para que os alunos pudessem fazer aulas, cadeiras, mesas entre outros equipamentos” – afirmou a coordenadora.

Alessandra ressalta que “quem diz que Leci nunca pisou em Araraquara está usando de má fé”. Diz ainda ser justo que as pessoas queiram saber o porquê de um título cidadão, mas afirma que “quando é uma mulher preta, elas não querem saber só o currículo, querem saber muito além, quando são brancos elas questionam, mas não com tamanha agressividade. É pertinente que discussões como esta venham a público. Entregar este título a Leci é dar a toda comunidade negra”.

O vereador disse ainda que não está dando um título aleatoriamente “ tudo vem de uma construção e tudo que faço é com responsabilidade. Questionaram até se ela cobraria para vir, ou quanto gastaríamos com isso. Vamos deixar claro que Leci vem com recurso próprio”.

Leci Brandão é muito querida pelos araraquarenses, que sabem como ninguém valorizar o samba. Mulher, negra, a cantora e compositora carioca, que também é atriz e parlamentar, é considerada uma das mais importantes intérpretes de samba da música popular brasileira.