Início Cidade

Aliança André Mascia faz doação de alimentos em Araraquara

Iniciativa homenageia araraquarense idealista que morreu em dezembro de 2019; grupo realiza ações beneficentes e ambientais

67
Aliança realiza ações solidárias no Estado

A Aliança André Mascia surgiu em São Paulo após a morte de André Mascia Silveira, em dezembro de 2019, por iniciativa de amigos, familiares e colegas da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP).

A página da Aliança nas redes sociais o descreve como uma pessoa bem- humorada, com inteligência e sensibilidade únicas. “André foi um pensador ácido, engajado, e também um dos maiores corações já vistos.”

O objetivo maior da iniciativa, segundo familiares, é promover o bem e manter vivas suas ideias. Com viés voluntário, o grupo realiza ações solidárias.

Ao longo de 2020, a Aliança André Mascia já realizou cinco ações beneficentes. Entre elas, destaca-se a distribuição de 270 cestas básicas, perfazendo 3,5 toneladas de itens de consumo para comunidades carentes paulistanas. No total, a entrega atendeu cerca de mil pessoas, isto é, aproximadamente 6,25% da população da capital em situação de rua.

EM ARARAQUARA

Família de André Mascia participou da ação em Araraquara

Araraquara, terra da família de André Mascia Silveira, foi a cidade escolhida para a mais recente ação da Aliança. Dessa vez, em uma semana, foram arrecadados R$ 5,5 mil. O dinheiro foi direcionado para a compra de alimentos e itens de limpeza para o projeto O Amor é Orgânico.

Toda quinta-feira, os voluntários do grupo do Amor é Orgânico distribuem marmitas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e estudantes carentes da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Na última semana, o grupo recebeu os mantimentos da Aliança André Mascia, incluindo arroz, feijão, sal, cebola, cenoura, soja e mais a troca de botijões de gás, entre outros recursos.

MEIO AMBIENTE

 O grupo também atua na questão ambiental. Uma ação relevante foi o apoio à SOS Pantanal, ONG cuja missão é combater incêndios no Pantanal, além de ter repassado parte dos recursos para o Grupo de Resgate de Animais em Desastres (GRAD) e a algumas frentes de combate às queimadas.

Recentemente, a Aliança deu início ao plantio daquela que será a futura Floresta André Mascia e contará com espécies nativas da fauna brasileira na Estação Ecológica de Ribeirão Preto-SP. Esse projeto é realizado em parceria com a PlantVerd, negócio social dedicado ao replantio de espécies nativas em áreas devastadas pela pecuária e incêndios.

A cada R$ 100 arrecadados, serão recuperados 28 metros quadrados de vegetação nativa na Estação Ecológica de Ribeirão Preto-SP. Ao término do plantio, a ação social receberá um atestado do governo do Estado de São Paulo/Secretaria Estadual do Meio Ambiente com a geolocalização da área.