Uma das grandes novidades de 2022, o NOME deixou de ser imutável no Brasil. Embora desde junho deste ano seja possível a qualquer adulto maior de 18 anos alterar seu nome em Cartório, independentemente do motivo, e pais de bebês, em consenso, alterarem o nome do recém-nascido em até 15 dias após o registro de nascimento – Lei Federal nº 14.382/2022 –, a preferência do paulista não mudou entre os nomes: Miguel, com 7.198 registros, e Helena, com 6.547, permanecem sendo os nomes mais escolhidos no estado de São Paulo, segundo a Arpen – Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo, presidida pelo araraquarense Gustavo Renato Fiscarelli, também reeleito presidente da Arpen Brasil.
O ranking dos nomes mais registrados em 2022 acaba sendo influenciado por registros de filhos das novas personalidades nacionais, os influencers. Maria Alice, filha da influencer Virginia Fonseca, e Gael, filho da também influencer Zoo e do youtuber Christian Figueiredo, são os nomes que mais cresceram no último ano. O primeiro saltou da posição 22 em 2021 para o terceiro nome feminino mais registrado neste ano em São Paulo, enquanto o segundo assumiu a vice-liderança estadual, derrubando Arthur para a terceira posição dos nomes masculinos.
Uma característica das escolhas mais registradas no país mostra a preferência dos paulistas por nomes simples e bíblicos como Ravi, Noah, Liz, Eloá e Isaac, que simbolizam o gosto e que embora ainda não estejam na lista dos 10 mais, crescem ano a ano no ranking estadual dos 50 nomes mais registrados.
Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram o Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), da qual o araraquarense é presidente reeleito em novembro deste ano, que reúne a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.
“Vivemos em um tempo de grande dinâmica social e muito influenciado pelas novas personalidades do mundo digital, que acabam ditando gostos e preferências e influenciando comportamentos”, diz Gustavo Fiscarelli, presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP). “Seja uma tendência ou não, o fato é que a grande novidade do ano é a seguinte: é maior de 18 anos e não gosta do seu nome? É possível ir direto no Cartório de Registro Civil e trocar de forma ágil e simplificada, e já sair com a nova certidão de nascimento.”
EM ARARAQUARA
Segundo a Arpen, neste ano, pelo menos – 41 meninos receberam o nome de Arthur e 36 meninas o nome de Alice, em Araraquara. Esses dados são publicados anualmente pela Arpen SP, porém não são os mais escolhidos no âmbito estadual, sendo mantidos na liderança – Miguel e Helena.
NOMES MASCULINOS MAIS FREQUENTES / 2022
Arthur 41
Davi 34
Gael 32
Heitor 32
Pedro 28
Samuel 28
Miguel 25
Noah 23
Theo 19
Benicio 19
NOMES FEMININOS MAIS FREQUENTES / 2022
Alice 36
Helena 31
Laura 26
Maria Alice 25
Maitê 21
Cecilia 21
Liz 18
Heloisa 16
Lorena 15
Manuela 14
NOMES MAIS FREQUENTES NO ESTADO / 2022