Home Cultura e Lazer

Alunos da EMD homenageiam Angel Viana nesta quarta (17) e quinta (18) no Teatro Municipal

Apresentação conta com 112 crianças e jovens; ingressos estão à venda na escola

76
o espetáculo tem direção do professor e diretor artístico da EMD, Carlos Fonseca

O espetáculo “Angel, o corpo para além das palavras”, com os alunos da EMD – Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, é atração no Teatro Municipal de Araraquara na quarta e na quinta-feira, dias 17 e 18 de setembro, às 19h30.

Reunindo 112 crianças e jovens da EMD, o espetáculo tem direção do professor e diretor artístico da EMD, Carlos Fonseca. “O espetáculo é uma homenagem, um tributo à grande mulher, mãe e multiartista Angel Vianna. Sua vida, sua trajetória artística demarcada por três cidades brasileiras, Belo Horizonte, Salvador e Rio de Janeiro, foi tema de estudo do ano letivo de 2025 e resultou no espetáculo que apresentamos e que valoriza a sensibilidade e a presença!”

Ele conta que o estudo em homenagem a Angel conduziu os alunos para uma grande reflexão sobre a própria linguagem da dança, ou seja, “o que trazemos ao palco é uma produção metalinguística, aquela em que usamos uma linguagem para falar dela mesma. Mais do que isso, a experiência desse ano colocou em relevo o cuidado com o outro e consigo, numa ressignificação do tempo que se converte no tempo da delicadeza.”

Angel Vianna foi uma guardiã da dança com alma de artesã e coração de educadora. Nascida em 1928, em Belo Horizonte, começou sua trajetória como bailarina clássica, mas logo percebeu que seu caminho não residia nos passos perfeitos, e sim na descoberta do movimento verdadeiro, que vem de dentro.

Junto ao marido, Klauss Vianna, Angel abriu escolas e companhias para resgatar o corpo como instrumento de expressão de todas as emoções. Foi pioneira ao unir dança e terapia, mostrando que dançar é também conhecer a si mesmo. Em 2001, transformou esse sonho em realidade ao fundar sua própria faculdade de dança, um templo onde o movimento é tanto técnica quanto consciência de vida.

Ao longo da sua vida, foi reconhecida como mestra e inspiração; recebeu prêmios de prestígio e viu seu trabalho ser espalhado por gerações. Em sua despedida no ano passado, em 2024, a dança perdeu uma estrela, mas o mundo ganhou uma nova forma de perceber o corpo: como o mais profundo instrumento de arte e humanidade.

Os ingressos para “Angel, o corpo para além das palavras” podem ser adquiridos antecipadamente na EMD pelo valor de R$ 10. O endereço da escola é Rua Vicente Jerônimo Freire, 12, na Vila Xavier, ao lado da Secretaria Municipal de Educação. Os ingressos remanescentes estarão disponíveis nos dias das apresentações, na bilheteria do Teatro.