Melhorar o acesso à escola. Foi com esse objetivo que Olívia dos Santos e Giovana dos Santos, alunas do 9º ano da Escola Estadual “João Batista de Oliveira”, o JBO, fizeram indicação durante a sessão oficial do Parlamento Jovem (PJ) 2022 da Escola do Legislativo (EL) da Câmara Municipal de Araraquara. Elas sugeriram a pintura de faixas exclusivas para ônibus escolar em frente à unidade.
“Parava um pouco o trânsito porque o ônibus parava perto da esquina, mas agora está ótimo, está dando para passar os carros direitinho e também não tem alunos ficando para trás, todos vão para o mesmo local, descem no local, ficam seguros ali e não acontece nada com eles”, afirmou Giovana após ver a solicitação atendida. “A gente esperava que fosse escolhida e ela foi escolhida. Quando pintaram as faixas eu não estava, mas minha amiga mandou mensagem que tinha pintado, e foi muito bom, pois quando chegamos vimos que os ônibus tinham lugar para estacionar e a circulação melhorou nos horários de entrada e saída”, completou Olívia.
Na segunda-feira (12), o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), presidente da EL, esteve na escola para conversar com as alunas, acompanhado do coordenador de Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro.
O parlamentar exaltou o espírito do PJ. “Pegar o problema do cotidiano das crianças, do dia a dia, seja da escola ou do bairro onde essa escola se encontra, e resolver esse problema. Mostrar para essa juventude que a política é justamente a ferramenta para nossa transformação de realidade. O que aconteceu aqui no JBO foi a turma discutir junto com os professores um problema local, que era um problema de trânsito nas horas de entrada e saída das turmas e a rua ficava tomada, e fazer essa indicação para o Executivo. E a Secretaria de Trânsito prontamente atendeu. Teremos uma sinalização toda própria, que vai garantir um fluxo melhor de carros, um trânsito melhor, mas também mais segurança para os alunos, que tinham um grande risco em pegar o ônibus, em atravessar a rua durante os horários de maior movimento da escola.”
Carneiro detalhou a resolução da questão. “Fizemos uma sinalização de proibição para o veículo particular, para ter um estacionamento para o ônibus, porque na hora que o ônibus encosta, as crianças, em vez de descer no meio da rua, já descem com o pé na calçada. Então vai dar mais segurança também na hora do embarque e os pais vão estacionar um pouco mais para frente, que tem lugar para todo mundo. Esse fluxo subindo a Rua 2 e fazendo engate na Rua 3 é um fluxo importante, um fluxo alto de veículos; isso também vai organizar melhor e tirar a fila que causava na entrada e na saída da escola.”
O envolvimento dos alunos foi aprovado pela professora Soraia Oliveira. “Importante a participação dessa sala porque a gente já vem trabalhando desde o ano passado, então eles gostam de política e gostam da participação de toda essa questão da melhoria para a escola. Foi um projeto muito legal, que já acompanho há anos, e é válido para eles poderem ver que o que propuseram foi realizado.”
“É muito importante o envolvimento do jovem com as causas da comunidade. Cada vez mais, os jovens têm que vir para os poderes constituídos e buscar as suas reivindicações. É muito legal e me sinto muito feliz por ter apadrinhado essas jovens”, finaliza o vereador Lineu Carlos de Assis, “padrinho” das alunas no PJ.
Também esteve presente a assistente técnica da EL, Ana Paula Kuwana.