Ajuda aos empresários e geração de empregos
A pandemia obrigou muitos empresários a fecharem as portas. Com o retorno das atividades econômicas, os empresários buscariam seu próprio sustento e ofereceriam oportunidades de emprego em Araraquara. Entretanto, vários deles estão em débito com a Prefeitura, o que dificulta a reabertura das empresas. Para o presidente da Câmara, vereador Aluisio Boi (MDB), “somente uma flexibilização nos pagamentos desses débitos e um alvará provisório viabilizariam a possibilidade de os estabelecimentos reabrirem em Araraquara. Estamos pensando naqueles que foram obrigados a baixar as portas e nas vagas de emprego que foram perdidas e agora podem ser criadas”, disse Boi.
Refis e alvará provisório para salvar empresas
Para ajudar os empresários nessa retomada das atividades e fomentar a criação de novas vagas de empregos, Boi protocolou nesta semana uma indicação ao prefeito solicitando que seja encaminhado ao Legislativo um projeto de lei com a prorrogação do Refis para pessoas jurídicas e físicas que estejam em débito com a Prefeitura neste período de retomada das atividades econômicas. “Mais de duas centenas de empresas fecharam em Araraquara. Com essa iniciativa e diante do parcelamento do Refis, indiquei também que seja feita a liberação imediata do alvará de funcionamento, com uma ressalva: a princípio seria emitido um alvará provisório e ao final dos pagamentos seria liberado o documento definitivo”, esclareceu o parlamentar.
Fiscalização nos córregos do município
Com o propósito de garantir a preservação ambiental do município, o vereador João Clemente (PSDB) encaminhou requerimento à Prefeitura solicitando informações sobre a situação dos Rios Chibarro e Jacaré-Guaçu. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou que as vistorias são realizadas após denúncias recebidas por telefone, e-mail, WhatsApp e Ouvidoria. Sobre a existência de um cronograma de fiscalização e vistoria dos rios em relação a possíveis despejos de dejetos industriais, a Pasta afirmou que esses são eventos esporádicos, o que inviabiliza fazer tal programação. Também foi esclarecido que a fiscalização da área rural do município é competência da Cetesb e da Polícia Militar Ambiental.
Sponton confere limpeza e roçada no Parque São Paulo
Com mato muito alto, dificultando a visão dos motoristas que transitavam pela Avenida Albert Einstein, no Parque São Paulo, o canteiro central da via precisava dos serviços de roçada e limpeza. Foi o que pediu o vereador Emanoel Sponton (Progressistas) à Prefeitura por meio de indicação. Nessa semana, o parlamentar pôde constatar que o pedido foi atendido. “O local ficou bem melhor, pois o mato estava muito alto, dificultando a visibilidade dos motoristas, assim como estava atrapalhando os pedestres e moradores. Agora ficou muito bom e a população ficou muito satisfeita com a limpeza e roçada”, finaliza Sponton.
Tucano quer informações sobre o ilumina Araraquara
Em junho de 2017, a Prefeitura lançou o Ilumina Araraquara, que visa a modernizar e a ampliar a iluminação pública. O programa engloba a instalação de novas luminárias ou substituição das existentes por LED. O vereador Rafael de Angeli (PSDB) encaminhou há uma semana requerimento ao Executivo pedindo mais informações sobre o programa. Ele quer saber quais locais já receberam as melhorias d e pede a relação dos pontos nos quais a melhoria será feita, com as respectivas datas de execução. “Recebemos semanalmente reclamações sobre bairros mal iluminados e áreas públicas sem iluminação. Nossa população precisa se sentir segura em suas casas e comunidades e a iluminação de qualidade tem peso essencial para que isso ocorra”, conclui o vereador.
A coluna ZumZumZum é publicada às terças e quintas no Portal RCIA