Home Cidade

Após paralisar obra e exigir novo preço, construtora retoma Ponte dos Machados

Prefeitura de Araraquara anunciou nesta sexta-feira o reínicio das obras da Ponte dos Machados; último impasse foi gerado pela construtora que exigiu reajuste nos preços e o município teve que ceder, segundo a própria nota, considerando a medida como reequilíbrio de preço.

161
Nunca se demorou tanto para construção de uma ponte como essa dos Machados

Com problemas estruturais desde dezembro de 2019 e a proibição da passagem de veículos pesados a Ponte dos Machados, de acordo com a Prefeitura Municipal suas obras serão retomadas na semana que vem e a nova promessa de que o projeto estará concluído em fevereiro de 2023. Em função das chuvas e falta de manutenção a ponte oferecia perigo de desabamento e riscos a quem trafegava pelo local.

Quase 20 meses após a ponte ser interditada, o prefeito Edinho participou da assinatura da ordem de serviço para o início das obras da nova ponte marcada por uma cerimônia realizada no salão da Capela Nossa Senhora de Fátima, do Bairro dos Machados, em julho do ano passado. Lá estava o vice-governador do estado de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB). Isso aconteceu em julho do ano passado e ambos disseram que a obra começaria na semana seguinte.

Uma empresa – a Verdebianco Engenharia Eireli foi contratada para iniciar a obra com prazo estimado de 180 dias para a entrega, no entanto teve que parar pois autores do projeto desconheciam que dutos de esgoto industrial da Cutrale passavam sob o leito do córrego e que, poderiam não resistir os impactos da nova construção.

Um dos momentos críticos da ponte, pouco antes da interdição de um lado da pista

Assim as obras voltaram a ser paralisadas e em março deste ano o secretário municipal de Obras, Sérgio Pelicolla disse que – a nova ponte terá, praticamente, toda sua estrutura pré-moldada. “A empresa já fez as encomendas das peças pré-moldadas e estão para chegar. Mas, antes, deve ser feito o aterro, já que a ponte será aproximadamente 2,20 metros mais alta que a estrutura anterior”, explica o secretário.

Mas, o que fora prometido não se cumpriu outra vez pois a empresa contratada passou a exigir reajustes para conclusão do projeto que da ponte que liga Araraquara a Guarapiranga, Ribeirão Bonito, Assentamento Bela Vista e propriedades rurais no entorno.

Nesta sexta-feira (23) a Prefeitura Municipal anunciou que a próxima fase da obra da Ponte dos Machados, no Bairro dos Machados, terá início na semana que vem. A informação é de Juliana Agatte, secretária municipal de Governo, Planejamento e Finanças, e de Sérgio Pelícolla, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, que, estiveram no local da obra executada pela Verdebianco Engenharia.

Produtores rurais chegaram a bloquear a passagem pela ponte temendo riscos de desabamento e chamando a atenção do Poder Público

A nota explica que a ponte, está sendo construída a partir de convênio com o governo do Estado de São Paulo, fica na Estrada Vicinal Abílio Augusto Corrêa, que liga Araraquara a Guarapiranga (distrito de Ribeirão Bonito), ao Assentamento Bela Vista e a propriedades rurais.

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos acompanha cotidianamente a execução do projeto, desde o seu início. Conforme já descrito, a obra vem sendo feita em fases e na tecnologia de pré-moldados. A primeira foi a demolição da antiga estrutura, a segunda fase foi a limpeza e preparo da área e a terceira foi a fase de contenção das encostas com gabião para fazer o aterro e as estacas para instalação da ponte. Nesta última fase, deverão ser instaladas as peças pré-moldadas para a conclusão do projeto.

Desde a semana passada, a Prefeitura de Araraquara estava analisando, na gestão dos contratos e na área jurídica, uma solicitação de reequilíbrio de preço da obra apresentada pela empresa responsável. Em reunião nesta última quinta-feira (22), a empresa aceitou a contraproposta da Prefeitura e deverá retomar as obras semana que vem. Será publicado agora o aditivo do contrato, pelo Governo do Estado de São Paulo, que prevê mais até 180 dias de obras.

De acordo com Juliana Agatte, a administração municipal se empenhou muito para renegociar com a empresa, com o principal objetivo de que o trabalho seja concluído. Foram várias adversidades e dificuldades técnicas desde a assinatura da ordem de serviço, incluindo a necessidade de intervenção da CPFL para remoção de fiação e depois da Cutrale, com retirada de seus dutos. Depois veio um período de chuvas e, em seguida, a empresa solicitou um reajuste, que não estava previsto no contrato, seguido da solicitação de reequilíbrio de preço.

Em julho do ano passado assinatura da ordem de serviço para o início das obras com a presença do governador do Estado, Rodrigo Garcia e a promessa de conclusão em janeiro deste ano

De acordo com o projeto, a nova estrutura da ponte terá 25 metros de comprimento e 13 metros de largura, sendo 7 metros mais longa e 4 metros mais larga que a atual (de 18m x 9m). Além disso, a nova ponte será 1,10m mais alta. Também haverá faixa lateral para passagem de pedestres e ciclistas.

A Estrada Vicinal Abílio Augusto Corrêa, em toda sua extensão de 21 km, também deve ser recapeada pelo Governo do Estado dentro do programa “Novas Estradas Vicinais”, conforme anúncio feito pela gestão estadual.

Confira, na íntegra, a live de Juliana Agatte, secretária municipal de Governo, Planejamento e Finanças, e de Sérgio Pelícolla, secretário municipal de Obras e Serviços Públicos.

https://www.facebook.com/prefeituraararaquara/videos/800392041246035